Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38487
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Multimidialidade, hipertextualidade, interatividade e enquadramento: Análise da cobertura dos portais 'ge.globo' e 'Grande Prêmio' sobre o Grande Prêmio de Abu Dhabi de Fórmula 1 de 2021
Título (s) alternativo (s): Multimediality, hypertextuality, interactivity and framing: Analysis of the coverage of websites “ge.globo” and “Grande Prêmio” on the 2021 Formula 1 Abu Dhabi Grand Prix
Autor: Braga, Luís Fellipe Borges
Primer orientador: Teixeira, Ana Paula de Moraes
Primer coorientador: Camargo, Aline Cristina
Primer miembro de la banca: Araújo, Marcelo Marques
Segundo miembro de la banca: Costa, Fabiana Ribeiro Barcelos
Resumen: A presente pesquisa tem como objetivo analisar o uso de elementos de multimidialidade, hipertextualidade e interatividade nos sites “ge.globo” e “Grande Prêmio” e a influência desses elementos sobre o enquadramento noticioso no jornalismo digital. Como objeto empírico, foram selecionadas 22 reportagens - 11 de cada veículo - sobre o Grande Prêmio de Abu Dhabi de Fórmula 1 de 2021, última etapa da temporada daquele ano e que ficou marcada pela disputa polêmica entre o piloto holandês Max Verstappen e o inglês Lewis Hamilton, decidida na última volta da corrida. Para isso, foi realizada uma análise do conteúdo de matérias selecionadas de cada um dos dois veículos sob três diferentes categorias ligadas ao jornalismo digital. Em seguida, os dados foram interpretados tendo em vista os diferentes tipos de enquadramento propostos por Iyengar (1990; 1991): jogo, conflito, episódico e temático. Por fim, foi observado que a multimidialidade, a hipertextualidade e a interatividade influenciam no enquadramento ao oferecerem diferentes possibilidades de compreensão, leitura e visualização da informação, as quais são limitadas no texto escrito.
Abstract: This research aims to analyze the use of multimediality, hypertextuality and interactivity elements on the websites “ge.globo” and “Grande Prêmio” and the influence of those elements on news framing in digital journalism. As an empirical object, 22 reports - 11 from each website - were selected. Those reports were about the 2021 Abu Dhabi Grand Prix, the last stage of the Formula 1 season that year and which was marked by the controversial dispute between the Dutch driver Max Verstappen and the Englishman Lewis Hamilton, decided on the last lap of the race. For this, an analysis of the content of selected articles from each of the two vehicles was carried out under three different categories related to digital journalism. Next, the data were interpreted considering the different types of framing proposed by Iyengar (1990; 1991): game, conflict, episodic and thematic. Finally, it was observed that multimediality, hypertextuality and interactivity influence framing by offering different possibilities for understanding, reading and viewing information, which are limited in written text.
Palabras clave: Enquadramento
Fórmula 1
Hipertextualidade
Interatividade
Jornalismo digital
Multimidialidade
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: BRAGA, Luís Fellipe Borges. Multimidialidade, hipertextualidade, interatividade e enquadramento: Análise da cobertura dos sites “ge.globo” e “Grande Prêmio” sobre o Grande Prêmio de Abu Dhabi de Fórmula 1 de 2021. 88 p. Trabalho de Conclusão de Curso (curso: Jornalismo). Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38487
Fecha de defensa: 19-jun-2023
Aparece en las colecciones:TCC - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
JornaDigitalFormula1.pdf3.81 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.