Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38487
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Multimidialidade, hipertextualidade, interatividade e enquadramento: Análise da cobertura dos portais 'ge.globo' e 'Grande Prêmio' sobre o Grande Prêmio de Abu Dhabi de Fórmula 1 de 2021
Alternate title (s): Multimediality, hypertextuality, interactivity and framing: Analysis of the coverage of websites “ge.globo” and “Grande Prêmio” on the 2021 Formula 1 Abu Dhabi Grand Prix
Author: Braga, Luís Fellipe Borges
First Advisor: Teixeira, Ana Paula de Moraes
First coorientator: Camargo, Aline Cristina
First member of the Committee: Araújo, Marcelo Marques
Second member of the Committee: Costa, Fabiana Ribeiro Barcelos
Summary: A presente pesquisa tem como objetivo analisar o uso de elementos de multimidialidade, hipertextualidade e interatividade nos sites “ge.globo” e “Grande Prêmio” e a influência desses elementos sobre o enquadramento noticioso no jornalismo digital. Como objeto empírico, foram selecionadas 22 reportagens - 11 de cada veículo - sobre o Grande Prêmio de Abu Dhabi de Fórmula 1 de 2021, última etapa da temporada daquele ano e que ficou marcada pela disputa polêmica entre o piloto holandês Max Verstappen e o inglês Lewis Hamilton, decidida na última volta da corrida. Para isso, foi realizada uma análise do conteúdo de matérias selecionadas de cada um dos dois veículos sob três diferentes categorias ligadas ao jornalismo digital. Em seguida, os dados foram interpretados tendo em vista os diferentes tipos de enquadramento propostos por Iyengar (1990; 1991): jogo, conflito, episódico e temático. Por fim, foi observado que a multimidialidade, a hipertextualidade e a interatividade influenciam no enquadramento ao oferecerem diferentes possibilidades de compreensão, leitura e visualização da informação, as quais são limitadas no texto escrito.
Abstract: This research aims to analyze the use of multimediality, hypertextuality and interactivity elements on the websites “ge.globo” and “Grande Prêmio” and the influence of those elements on news framing in digital journalism. As an empirical object, 22 reports - 11 from each website - were selected. Those reports were about the 2021 Abu Dhabi Grand Prix, the last stage of the Formula 1 season that year and which was marked by the controversial dispute between the Dutch driver Max Verstappen and the Englishman Lewis Hamilton, decided on the last lap of the race. For this, an analysis of the content of selected articles from each of the two vehicles was carried out under three different categories related to digital journalism. Next, the data were interpreted considering the different types of framing proposed by Iyengar (1990; 1991): game, conflict, episodic and thematic. Finally, it was observed that multimediality, hypertextuality and interactivity influence framing by offering different possibilities for understanding, reading and viewing information, which are limited in written text.
Keywords: Enquadramento
Fórmula 1
Hipertextualidade
Interatividade
Jornalismo digital
Multimidialidade
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: BRAGA, Luís Fellipe Borges. Multimidialidade, hipertextualidade, interatividade e enquadramento: Análise da cobertura dos sites “ge.globo” e “Grande Prêmio” sobre o Grande Prêmio de Abu Dhabi de Fórmula 1 de 2021. 88 p. Trabalho de Conclusão de Curso (curso: Jornalismo). Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38487
Date of defense: 19-Jun-2023
Appears in Collections:TCC - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JornaDigitalFormula1.pdf3.81 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.