Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38428
ORCID:  http://orcid.org/0009-0002-8921-6176
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Proposta de ensino-aprendizagem de composição musical na escola: uma análise do livro minds on music - composition for creative and critical thinking
Autor(es): Costa, Bruno Gustavo Damasceno
Primeiro orientador: Gonçalves, Lilia Neves
Primeiro membro da banca: Lovisi, Daniel Menezes
Segundo membro da banca: Costa, Maria Cristina Lemes de Souza
Resumo: Este trabalho tem como objetivo desvelar a proposta pedagógica do ensino-aprendizagem da composição musical concebida no livro “Minds on music, composition for creative and critical thinking”, de Michelle Kaschub e Janice Smith (2009), destinado à escola de educação básica. Já os objetivos específicos são: identificar concepções e fundamentos que subsidiam a prática pedagógica do ensino da composição musical nesse livro; apresentar os conteúdos musicais, bem como os critérios de escolha das autoras; levantar estratégias para o ensino da composição no livro selecionado; expor perspectivas de educação musical e de composição musical das autoras. O livro analisado é destinado ao professor de música, e foi tomado como fonte de pesquisa que representa uma visão de mundo e faz parte da cultura escolar. Esses fundamentos metodológicos foram abordados a partir de autores como Choppin (2002), Escolano Benito (2012), Gatti Júnior (1997), Lima (2012), Jusamara Souza (1997), Tourinho (1995) e Gonçalves e Costa (1998). Para tal, ao explorar o uso do livro como recurso para o professor de música, destacou-se sua natureza multifacetada, abrangendo não apenas seu papel como fonte de pesquisa, mas também como um material depositário de ideias e de cultura que “molda” e é representante de concepções educacionais, sociais e culturais. Através da análise do livro "Minds on music", foi possível acessar sua proposta pedagógica, os conteúdos abordados e os critérios de seleção dos conteúdos músico-composicionais adotados pelas autoras. Com base nessa análise, foram selecionadas e organizadas estratégias propostas pelas autoras para o ensino da composição musical, fornecendo orientações teóricas e práticas para educadores musicais interessados em promover uma abordagem criativa da composição musical na educação básica.
Palavras-chave: Livro didático de música
Composição musical
Ensino-aprendizagem de composição musical
Educação musical
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: COSTA, Bruno Gustavo Damasceno. Proposta de ensino-aprendizagem de composição musical na escola: uma análise do livro minds on music - composition for creative and critical thinking. 2023. 226 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38428
Data de defesa: 27-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PropostaEnsinoaprendizagemComposição.pdfTrabalho de conclusão de curso - Música2.02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons