Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38428
ORCID: | ![]() |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Proposta de ensino-aprendizagem de composição musical na escola: uma análise do livro minds on music - composition for creative and critical thinking |
Autor: | Costa, Bruno Gustavo Damasceno |
Primer orientador: | Gonçalves, Lilia Neves |
Primer miembro de la banca: | Lovisi, Daniel Menezes |
Segundo miembro de la banca: | Costa, Maria Cristina Lemes de Souza |
Resumen: | Este trabalho tem como objetivo desvelar a proposta pedagógica do ensino-aprendizagem da composição musical concebida no livro “Minds on music, composition for creative and critical thinking”, de Michelle Kaschub e Janice Smith (2009), destinado à escola de educação básica. Já os objetivos específicos são: identificar concepções e fundamentos que subsidiam a prática pedagógica do ensino da composição musical nesse livro; apresentar os conteúdos musicais, bem como os critérios de escolha das autoras; levantar estratégias para o ensino da composição no livro selecionado; expor perspectivas de educação musical e de composição musical das autoras. O livro analisado é destinado ao professor de música, e foi tomado como fonte de pesquisa que representa uma visão de mundo e faz parte da cultura escolar. Esses fundamentos metodológicos foram abordados a partir de autores como Choppin (2002), Escolano Benito (2012), Gatti Júnior (1997), Lima (2012), Jusamara Souza (1997), Tourinho (1995) e Gonçalves e Costa (1998). Para tal, ao explorar o uso do livro como recurso para o professor de música, destacou-se sua natureza multifacetada, abrangendo não apenas seu papel como fonte de pesquisa, mas também como um material depositário de ideias e de cultura que “molda” e é representante de concepções educacionais, sociais e culturais. Através da análise do livro "Minds on music", foi possível acessar sua proposta pedagógica, os conteúdos abordados e os critérios de seleção dos conteúdos músico-composicionais adotados pelas autoras. Com base nessa análise, foram selecionadas e organizadas estratégias propostas pelas autoras para o ensino da composição musical, fornecendo orientações teóricas e práticas para educadores musicais interessados em promover uma abordagem criativa da composição musical na educação básica. |
Palabras clave: | Livro didático de música Composição musical Ensino-aprendizagem de composição musical Educação musical |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | COSTA, Bruno Gustavo Damasceno. Proposta de ensino-aprendizagem de composição musical na escola: uma análise do livro minds on music - composition for creative and critical thinking. 2023. 226 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38428 |
Fecha de defensa: | 27-jun-2023 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Música |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
PropostaEnsinoaprendizagemComposição.pdf | Trabalho de conclusão de curso - Música | 2.02 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons