Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38428
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCosta, Bruno Gustavo Damasceno-
dc.date.accessioned2023-07-05T18:34:45Z-
dc.date.available2023-07-05T18:34:45Z-
dc.date.issued2023-06-27-
dc.identifier.citationCOSTA, Bruno Gustavo Damasceno. Proposta de ensino-aprendizagem de composição musical na escola: uma análise do livro minds on music - composition for creative and critical thinking. 2023. 226 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38428-
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectLivro didático de músicapt_BR
dc.subjectComposição musicalpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagem de composição musicalpt_BR
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.titleProposta de ensino-aprendizagem de composição musical na escola: uma análise do livro minds on music - composition for creative and critical thinkingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Lilia Neves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2899680917014460pt_BR
dc.contributor.referee1Lovisi, Daniel Menezes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3848010986635847pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Maria Cristina Lemes de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1728366266335376pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3950571754577768pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo desvelar a proposta pedagógica do ensino-aprendizagem da composição musical concebida no livro “Minds on music, composition for creative and critical thinking”, de Michelle Kaschub e Janice Smith (2009), destinado à escola de educação básica. Já os objetivos específicos são: identificar concepções e fundamentos que subsidiam a prática pedagógica do ensino da composição musical nesse livro; apresentar os conteúdos musicais, bem como os critérios de escolha das autoras; levantar estratégias para o ensino da composição no livro selecionado; expor perspectivas de educação musical e de composição musical das autoras. O livro analisado é destinado ao professor de música, e foi tomado como fonte de pesquisa que representa uma visão de mundo e faz parte da cultura escolar. Esses fundamentos metodológicos foram abordados a partir de autores como Choppin (2002), Escolano Benito (2012), Gatti Júnior (1997), Lima (2012), Jusamara Souza (1997), Tourinho (1995) e Gonçalves e Costa (1998). Para tal, ao explorar o uso do livro como recurso para o professor de música, destacou-se sua natureza multifacetada, abrangendo não apenas seu papel como fonte de pesquisa, mas também como um material depositário de ideias e de cultura que “molda” e é representante de concepções educacionais, sociais e culturais. Através da análise do livro "Minds on music", foi possível acessar sua proposta pedagógica, os conteúdos abordados e os critérios de seleção dos conteúdos músico-composicionais adotados pelas autoras. Com base nessa análise, foram selecionadas e organizadas estratégias propostas pelas autoras para o ensino da composição musical, fornecendo orientações teóricas e práticas para educadores musicais interessados em promover uma abordagem criativa da composição musical na educação básica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMúsicapt_BR
dc.sizeorduration226pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.orcid.putcode138159244-
Appears in Collections:TCC - Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PropostaEnsinoaprendizagemComposição.pdfTrabalho de conclusão de curso - Música2.02 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons