Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38333
ORCID:  http://orcid.org/0009-0005-4616-5251
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: “Quem não se comunica, se trumbica” - O uso da comunicação integrada de marketing para divulgar processos seletivos numa instituição de ensino superior
Título(s) alternativo(s): “Who does not communicate, trumbica” - The use of integrated marketing communication to publicize selection processes in a higher education institution
Autor(es): Pereira, Iara Borba
Primeiro orientador: Paulo, Renata Rodrigues Daher
Primeiro membro da banca: Betanho, Cristiane
Segundo membro da banca: Paula, Verônica
Resumo: Comunicar-se é essencial para qualquer organização. Escolher a mensagem correta e direcioná-la adequadamente ao público-alvo é imprescindível para que a organização seja apresentada de forma satisfatória e transmita a relevância e o propósito de sua existência, bem como dos bens ou serviços que disponibiliza. Este estudo mostra como a Comunicação Integrada de Marketing foi utilizada para planejar e divulgar os processos seletivos numa Instituição Pública de Ensino Superior (IES) de Minas Gerais, em especial o Vestibular, a partir de 2021. O método utilizado para elaborar o trabalho foi o estudo de caso, embasado por pesquisa documental, entrevistas e observação participante. Dessa forma, foi possível entender como funcionava a comunicação dos processos seletivos na IES até o ano de 2020, para que fosse possível analisar os aspectos que poderiam ser intensificados, modificados ou melhorados. Com base nessa análise, no perfil do público-alvo principal (estudantes do ensino médio e seus grupos de influência) e no atual contexto macroambiental, foi elaborado o planejamento da Comunicação Integrada de Marketing. Neste trabalho, o foco foi apresentar a comunicação realizada para divulgar o Vestibular a partir de 2021. O intuito das atividades comunicacionais realizadas foi fazer a informação sobre os cursos da IES analisada e sobre o próprio processo seletivo chegasse ao maior número de pessoas e, consequentemente, as vagas disponibilizadas para a seleção de candidatos pudessem ser preenchidas, fazendo com que a insituição, por seu caráter público, cumpra o seu papel na sociedade. Com todo o esforço voltado para a divulgação, a diminuição esperada no número de inscritos para ingressar na Instituição de Ensino pós pandemia não ocorreu.
Palavras-chave: Processos Seletivos
Comunicação Integrada de Marketing
Vestibular
Instituição de Ensino Superior
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: PEREIRA, Iara Borba. “Quem não se comunica, se trumbica” - O uso da Comunicação Integrada de Marketing para divulgar processos seletivos numa instituição de ensino superior. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38333
Data de defesa: 21-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
QuemComunicaTrumbica.pdfTCC685.55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons