Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38302
ORCID:  http://orcid.org/0009-0008-3084-8025
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Avaliação de metodologias alternativas para o ensino de morfologia floral: percepções de professores da educação básica
Autor(es): Gomes, Andressa dos Santos Alves
Primeiro orientador: Pereira, Francielle Amâncio
Primeiro membro da banca: de Almeida, Ariádine Cristine
Segundo membro da banca: Moraes, Sandra Aparecida
Resumo: O uso de metodologias alternativas e gamificações atualmente tem sido empregado no contexto escolar a fim de levar o estudante a um pensamento critico e proporcionar uma melhoria no ensino aprendizagem, aproximando os conteúdos com a realidade dos alunos. No ensino de Biologia e especificamente no que diz respeito a Botânica, tem-se notado um ensino voltado a uma metodologia estritamente tradicional, em vista disso o presente trabalho visou elaborar uma apostila com metodologias alternativas afim de proporcionar ao professor diversificar o ensino dessa temática e a partir do material coletar a percepção dos mesmos quanto as atividades propostas. Por meio da análise dos dados coletados via questionário, foi possível analisar o perfil do professor respondente, que representa uma amostra dos docentes presentes hoje em sala de aula e que tais perfis concordam, em sua maioria, que o material disponibilizado aos mesmos pode ser usado dentro do contexto escolar ao qual estão inseridos, corroborando com os benefícios do uso de metodologias alternativas.
Palavras-chave: Metodologias alternativas
Ensino de Biologia
Ensino de Botânica
Biologia floral
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: GOMES, Andressa dos Santos Alves. Avaliação de Metodologias Alternativas para o Ensino de Morfologia Floral: percepções de professores da educação básica. 2023. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38302
Data de defesa: 21-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AvaliaçãoMetodologiasAlternativas.pdf2.53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons