Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38302| ORCID: | http://orcid.org/0009-0008-3084-8025 |
| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Avaliação de metodologias alternativas para o ensino de morfologia floral: percepções de professores da educação básica |
| Autor(es): | Gomes, Andressa dos Santos Alves |
| Primeiro orientador: | Pereira, Francielle Amâncio |
| Primeiro membro da banca: | de Almeida, Ariádine Cristine |
| Segundo membro da banca: | Moraes, Sandra Aparecida |
| Resumo: | O uso de metodologias alternativas e gamificações atualmente tem sido empregado no contexto escolar a fim de levar o estudante a um pensamento critico e proporcionar uma melhoria no ensino aprendizagem, aproximando os conteúdos com a realidade dos alunos. No ensino de Biologia e especificamente no que diz respeito a Botânica, tem-se notado um ensino voltado a uma metodologia estritamente tradicional, em vista disso o presente trabalho visou elaborar uma apostila com metodologias alternativas afim de proporcionar ao professor diversificar o ensino dessa temática e a partir do material coletar a percepção dos mesmos quanto as atividades propostas. Por meio da análise dos dados coletados via questionário, foi possível analisar o perfil do professor respondente, que representa uma amostra dos docentes presentes hoje em sala de aula e que tais perfis concordam, em sua maioria, que o material disponibilizado aos mesmos pode ser usado dentro do contexto escolar ao qual estão inseridos, corroborando com os benefícios do uso de metodologias alternativas. |
| Palavras-chave: | Metodologias alternativas Ensino de Biologia Ensino de Botânica Biologia floral |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | GOMES, Andressa dos Santos Alves. Avaliação de Metodologias Alternativas para o Ensino de Morfologia Floral: percepções de professores da educação básica. 2023. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38302 |
| Data de defesa: | 21-Jun-2023 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AvaliaçãoMetodologiasAlternativas.pdf | 2.53 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons
