Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38302
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGomes, Andressa dos Santos Alves-
dc.date.accessioned2023-07-03T13:29:50Z-
dc.date.available2023-07-03T13:29:50Z-
dc.date.issued2023-06-21-
dc.identifier.citationGOMES, Andressa dos Santos Alves. Avaliação de Metodologias Alternativas para o Ensino de Morfologia Floral: percepções de professores da educação básica. 2023. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38302-
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectMetodologias alternativaspt_BR
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.subjectEnsino de Botânicapt_BR
dc.subjectBiologia floralpt_BR
dc.titleAvaliação de metodologias alternativas para o ensino de morfologia floral: percepções de professores da educação básicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Francielle Amâncio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4781430799596686pt_BR
dc.contributor.referee1de Almeida, Ariádine Cristine-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9104947767194284pt_BR
dc.contributor.referee2Moraes, Sandra Aparecida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2014685527724317pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0271881790999097pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO uso de metodologias alternativas e gamificações atualmente tem sido empregado no contexto escolar a fim de levar o estudante a um pensamento critico e proporcionar uma melhoria no ensino aprendizagem, aproximando os conteúdos com a realidade dos alunos. No ensino de Biologia e especificamente no que diz respeito a Botânica, tem-se notado um ensino voltado a uma metodologia estritamente tradicional, em vista disso o presente trabalho visou elaborar uma apostila com metodologias alternativas afim de proporcionar ao professor diversificar o ensino dessa temática e a partir do material coletar a percepção dos mesmos quanto as atividades propostas. Por meio da análise dos dados coletados via questionário, foi possível analisar o perfil do professor respondente, que representa uma amostra dos docentes presentes hoje em sala de aula e que tais perfis concordam, em sua maioria, que o material disponibilizado aos mesmos pode ser usado dentro do contexto escolar ao qual estão inseridos, corroborando com os benefícios do uso de metodologias alternativas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration52pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.orcid.putcode138021149-
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AvaliaçãoMetodologiasAlternativas.pdf2.53 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons