Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38302
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Gomes, Andressa dos Santos Alves | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-03T13:29:50Z | - |
dc.date.available | 2023-07-03T13:29:50Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-21 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Andressa dos Santos Alves. Avaliação de Metodologias Alternativas para o Ensino de Morfologia Floral: percepções de professores da educação básica. 2023. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38302 | - |
dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Metodologias alternativas | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Biologia | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Botânica | pt_BR |
dc.subject | Biologia floral | pt_BR |
dc.title | Avaliação de metodologias alternativas para o ensino de morfologia floral: percepções de professores da educação básica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Francielle Amâncio | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4781430799596686 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | de Almeida, Ariádine Cristine | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9104947767194284 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Moraes, Sandra Aparecida | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2014685527724317 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0271881790999097 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O uso de metodologias alternativas e gamificações atualmente tem sido empregado no contexto escolar a fim de levar o estudante a um pensamento critico e proporcionar uma melhoria no ensino aprendizagem, aproximando os conteúdos com a realidade dos alunos. No ensino de Biologia e especificamente no que diz respeito a Botânica, tem-se notado um ensino voltado a uma metodologia estritamente tradicional, em vista disso o presente trabalho visou elaborar uma apostila com metodologias alternativas afim de proporcionar ao professor diversificar o ensino dessa temática e a partir do material coletar a percepção dos mesmos quanto as atividades propostas. Por meio da análise dos dados coletados via questionário, foi possível analisar o perfil do professor respondente, que representa uma amostra dos docentes presentes hoje em sala de aula e que tais perfis concordam, em sua maioria, que o material disponibilizado aos mesmos pode ser usado dentro do contexto escolar ao qual estão inseridos, corroborando com os benefícios do uso de metodologias alternativas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.sizeorduration | 52 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 138021149 | - |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AvaliaçãoMetodologiasAlternativas.pdf | 2.53 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License