Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38302| ORCID: | http://orcid.org/0009-0008-3084-8025 |
| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Avaliação de metodologias alternativas para o ensino de morfologia floral: percepções de professores da educação básica |
| Autor: | Gomes, Andressa dos Santos Alves |
| Primer orientador: | Pereira, Francielle Amâncio |
| Primer miembro de la banca: | de Almeida, Ariádine Cristine |
| Segundo miembro de la banca: | Moraes, Sandra Aparecida |
| Resumen: | O uso de metodologias alternativas e gamificações atualmente tem sido empregado no contexto escolar a fim de levar o estudante a um pensamento critico e proporcionar uma melhoria no ensino aprendizagem, aproximando os conteúdos com a realidade dos alunos. No ensino de Biologia e especificamente no que diz respeito a Botânica, tem-se notado um ensino voltado a uma metodologia estritamente tradicional, em vista disso o presente trabalho visou elaborar uma apostila com metodologias alternativas afim de proporcionar ao professor diversificar o ensino dessa temática e a partir do material coletar a percepção dos mesmos quanto as atividades propostas. Por meio da análise dos dados coletados via questionário, foi possível analisar o perfil do professor respondente, que representa uma amostra dos docentes presentes hoje em sala de aula e que tais perfis concordam, em sua maioria, que o material disponibilizado aos mesmos pode ser usado dentro do contexto escolar ao qual estão inseridos, corroborando com os benefícios do uso de metodologias alternativas. |
| Palabras clave: | Metodologias alternativas Ensino de Biologia Ensino de Botânica Biologia floral |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | GOMES, Andressa dos Santos Alves. Avaliação de Metodologias Alternativas para o Ensino de Morfologia Floral: percepções de professores da educação básica. 2023. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38302 |
| Fecha de defensa: | 21-jun-2023 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AvaliaçãoMetodologiasAlternativas.pdf | 2.53 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
