Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38298
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | O lúdico como motivador: Análise de materiais didáticos de língua espanhola para adultos |
Título(s) alternativo(s): | The ludic as a motivator: Analysis of Spanish teaching materials for adults |
Autor(es): | Almeida, Heloisa Rodrigues |
Primeiro orientador: | Castro, Carolina Afonso da Silva |
Primeiro membro da banca: | Almeida, Daniel Mazzaro Vilar de |
Segundo membro da banca: | Souza, Valeska Virgínia Soares |
Resumo: | O ensino de uma língua estrangeira como o espanhol, além de ser eficaz, precisa ser democrático, motivador e trazer entusiasmo tanto para alunos quanto para o próprio professor. Uma maneira de cumprir esses aspectos é utilizando ferramentas e recursos lúdicos em sala de aula. Deste modo, esta pesquisa tem como objetivo apresentar teorias que comprovam a importância do uso do lúdico no ensino de espanhol, especificamente no ensino para adultos, compreendendo como este lúdico pode ser eficaz, já que pode se tornar uma forma de diversificar a aprendizagem para que esta desenvolva diferentes alunos com diferentes estilos de aprendizagem e inteligências. Ademais, esta pesquisa analisa a utilização desse lúdico em dois matérias didáticos de ensino de espanhol nível B1, Aula Internacional Plus 3 e Experiencias Internacional 3, e em recursos tecnológicos como sites, aplicativos e plataformas, a fim de compreender seu aspecto sério, profissional, educativo e motivador. |
Abstract: | La enseñanza de una lengua extranjera como el español, además de ser eficaz, necesita ser democrática, motivadora y traer entusiasmo tanto para alumnos como para el propio profesor. Una manera de cumplir esos aspectos es utilizando herramientas y recursos lúdicos en clase. De esta manera, esta investigación tiene como objetivo presentar teorías que comprueban la importancia del uso de lo lúdico en la enseñanza de español, específicamente en la enseñanza para adultos, comprendiendo como este lúdico puede ser eficaz ya que puede tornarse una forma de diversificar el aprendizaje para que esta desarrolle distintos alumnos con distintos estilos de aprendizaje e inteligencias. Además, esta investigación analiza la utilización de este lúdico en dos materiales didácticos de enseñanza de español nivel B1, Aula Internacional Plus 3 y Experiencias Internacional 3, y en recursos tecnológicos como sitios, aplicaciones y plataformas, a fin de comprender su aspecto serio, profesional, educativo y motivador. |
Palavras-chave: | Elementos lúdicos Elementos lúdicos Ensino de espanhol Enseñanza de español; Material didático Material didáctico Motivação Motivación |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | ALMEIDA, Heloisa Rodrigues. O lúdico como motivador: Análise de materiais didáticos de língua espanhola para adultos. 2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Espanhol e Literaturas de Língua Espanhola) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38298 |
Data de defesa: | 28-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras: Espanhol e Literaturas de Língua Espanhola |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LúdicoComoMotivador.pdf | TCC | 2.63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.