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ORCID:  http://orcid.org/0009-0009-5973-9006
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 United States
Título: Sexualidade, gênero e diferença: uma lacuna na formação em Psicologia
Autor(es): Lopes, Juliana Kellen
Primeiro orientador: Silva, Silvia Maria Cintra da
Primeiro membro da banca: Lima, Luciana Pereira de
Segundo membro da banca: Machado, Jéssica Pagliarini
Terceiro membro da banca: Silva, Silvia Maria Cintra da
Resumo: As discussões relativas às questões de sexualidade, gênero e diferença esbarram em tabus, preconceitos e exclusões sociais, com raízes ainda profundas. Compreender seus significados, história, práticas excludentes e violências depende de estudo, visibilidade, persistência e luta, em meio a avanços e retrocessos. Na formação em Psicologia, entender seus limites, possibilidades, produção de saberes, deveres sociais e seus impactos na sociedade pode promover avanços nessa seara, além de visar o compromisso ético e político imprescindível a esse debate. O objetivo deste trabalho é identificar e discutir criticamente a existência de disciplinas com temas relacionados à sexualidade, gênero e diferença ofertadas nos cursos de graduação em Psicologia nas Universidades Públicas do Estado de Minas Gerais. Para isso, realizamos um levantamento nos projetos pedagógicos de cursos de Psicologia ofertados por Universidades Públicas do Estado de Minas Gerais buscando disciplinas que abordam sexualidade, gênero e diferença. Dentre as sete instituições pesquisadas, seis possuem disciplinas relacionadas a essas temáticas; quatro ofertaram a disciplina nos últimos três semestres e duas não ofertaram; cabe ressaltar que nenhuma delas é obrigatória. A partir de discussões com as Diretrizes Curriculares Nacionais e Projetos Pedagógicos de Curso, observamos lacunas relativas a tais temas, que denunciam o apagamento e silenciamento de modos de ser e estar no mundo. Ressaltamos a necessidade de uma formação crítica em Psicologia, que abarque questões concernentes à sexualidade, gênero e diferença, uma vez que o silêncio e apagamento produz exclusão, perpetuação de práticas violentas e disseminação de preconceitos e estigmas.
Abstract: Discussions related to issues of sexuality, gender and difference come up against taboos, prejudices and social exclusions, which still have deep roots. Understanding its meanings, history, exclusionary practices and violence depends on study, visibility, persistence and struggle, amid advances and setbacks. In training in Psychology, understanding its limits, possibilities, production of knowledge, social duties and its impacts on society can promote advances in this area, in addition to seeking the ethical and political commitment essential to this debate. The objective of this work is to identify and critically discuss the existence of disciplines with themes related to sexuality, gender and difference offered in undergraduate courses in Psychology at Public Universities in the State of Minas Gerais. For this, we carried out a survey of the pedagogical projects of Psychology courses offered by Public Universities in the State of Minas Gerais, seeking disciplines that address sexuality, gender and difference. Among the seven institutions surveyed, six have disciplines related to these themes; four offered the discipline in the last three semesters and two did not; It should be noted that none of them are mandatory. From discussions with the National Curriculum Guidelines and Course Pedagogical Projects, we observed gaps related to such themes, which denounce the erasure and silencing of ways of being in the world. We emphasize the need for a critical training in Psychology, which encompasses issues concerning sexuality, gender and difference, since silence and erasure produce exclusion, perpetuation of violent practices and dissemination of prejudices and stigmas.
Palavras-chave: Formação do psicólogo
Sexualidade
Gênero
Projeto pedagógico
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: LOPES, Juliana Kellen. Sexualidade, gênero e diferença: uma lacuna na formação em Psicologia. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38236
Data de defesa: 23-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

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