Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38236
ORCID: | http://orcid.org/0009-0009-5973-9006 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 United States |
Título: | Sexualidade, gênero e diferença: uma lacuna na formação em Psicologia |
Autor: | Lopes, Juliana Kellen |
Primer orientador: | Silva, Silvia Maria Cintra da |
Primer miembro de la banca: | Lima, Luciana Pereira de |
Segundo miembro de la banca: | Machado, Jéssica Pagliarini |
Tercer miembro de la banca: | Silva, Silvia Maria Cintra da |
Resumen: | As discussões relativas às questões de sexualidade, gênero e diferença esbarram em tabus, preconceitos e exclusões sociais, com raízes ainda profundas. Compreender seus significados, história, práticas excludentes e violências depende de estudo, visibilidade, persistência e luta, em meio a avanços e retrocessos. Na formação em Psicologia, entender seus limites, possibilidades, produção de saberes, deveres sociais e seus impactos na sociedade pode promover avanços nessa seara, além de visar o compromisso ético e político imprescindível a esse debate. O objetivo deste trabalho é identificar e discutir criticamente a existência de disciplinas com temas relacionados à sexualidade, gênero e diferença ofertadas nos cursos de graduação em Psicologia nas Universidades Públicas do Estado de Minas Gerais. Para isso, realizamos um levantamento nos projetos pedagógicos de cursos de Psicologia ofertados por Universidades Públicas do Estado de Minas Gerais buscando disciplinas que abordam sexualidade, gênero e diferença. Dentre as sete instituições pesquisadas, seis possuem disciplinas relacionadas a essas temáticas; quatro ofertaram a disciplina nos últimos três semestres e duas não ofertaram; cabe ressaltar que nenhuma delas é obrigatória. A partir de discussões com as Diretrizes Curriculares Nacionais e Projetos Pedagógicos de Curso, observamos lacunas relativas a tais temas, que denunciam o apagamento e silenciamento de modos de ser e estar no mundo. Ressaltamos a necessidade de uma formação crítica em Psicologia, que abarque questões concernentes à sexualidade, gênero e diferença, uma vez que o silêncio e apagamento produz exclusão, perpetuação de práticas violentas e disseminação de preconceitos e estigmas. |
Abstract: | Discussions related to issues of sexuality, gender and difference come up against taboos, prejudices and social exclusions, which still have deep roots. Understanding its meanings, history, exclusionary practices and violence depends on study, visibility, persistence and struggle, amid advances and setbacks. In training in Psychology, understanding its limits, possibilities, production of knowledge, social duties and its impacts on society can promote advances in this area, in addition to seeking the ethical and political commitment essential to this debate. The objective of this work is to identify and critically discuss the existence of disciplines with themes related to sexuality, gender and difference offered in undergraduate courses in Psychology at Public Universities in the State of Minas Gerais. For this, we carried out a survey of the pedagogical projects of Psychology courses offered by Public Universities in the State of Minas Gerais, seeking disciplines that address sexuality, gender and difference. Among the seven institutions surveyed, six have disciplines related to these themes; four offered the discipline in the last three semesters and two did not; It should be noted that none of them are mandatory. From discussions with the National Curriculum Guidelines and Course Pedagogical Projects, we observed gaps related to such themes, which denounce the erasure and silencing of ways of being in the world. We emphasize the need for a critical training in Psychology, which encompasses issues concerning sexuality, gender and difference, since silence and erasure produce exclusion, perpetuation of violent practices and dissemination of prejudices and stigmas. |
Palabras clave: | Formação do psicólogo Sexualidade Gênero Projeto pedagógico |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | LOPES, Juliana Kellen. Sexualidade, gênero e diferença: uma lacuna na formação em Psicologia. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38236 |
Fecha de defensa: | 23-jun-2023 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Psicologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SexualidadeGêneroDiferença.pdf | 909.99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons