Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38229
ORCID:  http://orcid.org/0009-0004-8729-5100
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Léxico, cultura e identidade: protótipo de ensino para construção de um vocabulário da realidade campesina
Título (s) alternativo (s): Léxico, cultura e identidad: prototipo didáctico para la construcción de un vocabulario de la realidad campesina
Lexicon, culture and identity: teaching prototype for building a vocabulary of peasant reality
Autor: Nobre, Kathiemi Matsumoto
Primer orientador: Dias, Eliana
Primer miembro de la banca: Paula, Maria Helena de
Segundo miembro de la banca: Cristianini, Adriana Cristina
Resumen: Esta pesquisa se constitui como uma proposta pedagógica voltada, essencialmente, para modalidade Educação do Campo, buscando a valorização/fortalecimento da identidade e da luta campesina. Nesse sentido, o estudo tem como escopo a valorização do léxico como uma das bases de expressão cultural, visto que esse é também um patrimônio imaterial e identitário de seu povo. Para tal, foi realizada uma pesquisa-ação com 22 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, situada em território rural de Ceilândia-DF, na qual atua a professora pesquisadora. A priori, cumpriu-se uma investigação bibliográfica a respeito da temática, trazendo para fundamentação do estudo documentos normativos que contribuíram para fundamentar a proposta de trabalho apresentada, entre eles: os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), a Base Nacional Curricular Comum (BRASIL, 2017), as Diretrizes Pedagógicas da Educação Básica do Campo (DISTRITO FEDERAL, 2019). No tocante aos teóricos, foram basilares: Freire (2011), Caldart (2012), Antunes (2012), Bezerra (1999), Biderman (1996), Souza (2014), Bakhtin (1997), Dolz; Schneuwly (2004), dentre outros. A pesquisa se apoiou no poder e no dever da escola em fomentar o processo de apropriação identitária, social e cultural dos estudantes do campo. Nesse sentido, foi elaborada uma proposta de intervenção didática com o objetivo de ampliar o léxico e a criticidade dos estudantes por meio de um estudo comparativo nos dicionários escolares e no Dicionário de Educação do Campo de palavras pertencentes à realidade campesina. Ademais, foram incluídas atividades envolvendo a produção do gênero discursivo Relato de Memórias, como um instrumento de (re)construção e re(afirmação) identitária, pois o estudo defende que o trabalho com o resgate memorial pode promover no alunado mais criticidade e reconhecimento de ser quem é. Esta pesquisa se compromete também com os multiletramentos, por conseguinte foi utilizado na elaboração da proposta didática o modelo de protótipo de ensino, concebido por Rojo (2012), como instrumento para inserção de ferramentas das novas tecnologias de informação e comunicação. Os resultados do estudo demonstraram que a proposta de intervenção trouxe impactos positivos para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, pois as atividades aplicadas contribuíram para a autonomia, enriqueceram o repertório lexical, aperfeiçoaram a habilidade escritora e contribuíram para o reconhecimento identitário e a formação cidadã dos estudantes.
Abstract: This research is constituted as a pedagogical proposal essentially focused on the modality of rural education, seeking to value/strengthen the identity and the peasant struggle. In this sense, the study aims to value the lexical as one of the bases of cultural expression, since it is also an immaterial heritage and identity of its people. To this end, an action research was conducted with 22 9th grade students from a public school, located in a rural area of Ceilândia-DF, where the teacher-researcher works. A priori, a bibliographic research on the theme was carried out, bringing to the study basis normative documents that contributed to substantiate the work proposal presented, among them: the National Curriculum Parameters (BRAZIL, 1998), the Common National Curriculum Base (BRAZIL, 2017), the Pedagogical Guidelines for Basic Education in the Field (FEDERAL DISTRICT, 2019). Regarding the theorists, the following were fundamental: Freire (2011), Caldart (2012), Antunes (2012), Bezerra (1999), Biderman (1996), Souza (2014), Bakhtin (1997), Dolz; Schneuwly (2004), among others. The research was based on the power and the duty of the school to foster the process of identity, social and cultural appropriation of rural students. In th is sense, a didactic intervention proposal was elaborated with the objective of expanding the students' lexical and criticality through a comparative study in school dictionaries and in the Dicionário de Educação do Campo of words belonging to the peasant reality. Furthermore, activities involving the production of the discursive genre Memories Report were included, as an instrument of (re)construction and (re)affirmation of identity, because the study sustain that the work with the memorial rescue can promote more criticality and recognition of who they are. This research is also committed to multi-literacies, therefore the teaching prototype model, conceived by Rojo (2012), was used in the development of the didactic proposal as an instrument for the insertion of tools of new information and communication technologies. The results of the study showed that the intervention proposal brought positive impacts for the teaching-learning process of the students, because the applied activities contributed to the autonomy, enriched the lexical repertoire, improved the writing skills and contributed to the identity recognition and citizenship formation of the students.
Palabras clave: Léxico
Lexical
Identidade
Identity
Cultura
Culture
Escola do Campo
Rural School
Relato de Memória
Memory Report
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tema: Linguística
Língua portuguesa - Lexicografia - Ceilândia (DF)
Educação rural - Ceilândia (DF)
Linguagem e cultura - Vocabulário - Ceilândia (DF)
Linguagem e identidade - Ceilândia (DF)
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)
Cita: NOBRE, Kathiemi Matsumoto. Léxico, cultura e identidade: protótipo de ensino para construção de um vocabulário da realidade campesina. 2023. 235 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.220
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.220
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38229
Fecha de defensa: 31-mar-2023
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

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