Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38190
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Batista, Ana Carolina Bastos | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-27T17:30:07Z | - |
dc.date.available | 2023-06-27T17:30:07Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-21 | - |
dc.identifier.citation | BATISTA, Ana Carolina Bastos. Casinha de boneca: material didático para criação de animações em stop motion dentro de sala de aula. 2023. 130 f. Trabalho de Conclusão de curso (Graduação em Artes Visuais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38190 | - |
dc.description.abstract | This work aims to present didactic material to be used in the classroom aiming at creating stop motion animations from a dollhouse and booklets that work as tools to approach teaching. In addition, the proposal includes the use of transversal content, such as the use of recyclable and reusable materials, the creation of characters and the integration of Science and Environment concepts, as well as Literature and other subjects that serve to enrich learning, as pointed out in the BNCC (Base Nacional Comum Curricular). The procedure carried out points out that the creation of stop motion animations is an activity that involves several creative processes, such as script, scenery, characters, soundtrack and video editing. Seeking playfulness and the use of toys, the dollhouse can awaken the imagination and creativity of students, encouraging active participation in the learning process, in this way students are able to relate the knowledge acquired in Visual Arts with other areas of knowledge, enriching their learning and expanding their world view. Finally, the booklet developed to help teachers and students contains information about the history of stop motion, the process of creating animations, suggestions for transversal content to be addressed and examples of activities to be carried out in the classroom. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.subject | Didatic material | pt_BR |
dc.subject | Stop motion | pt_BR |
dc.subject | Stop motion | pt_BR |
dc.subject | Brinquedos e ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Toys and ludicity | pt_BR |
dc.subject | Ensino de artes visuais | pt_BR |
dc.subject | Visual arts teaching | pt_BR |
dc.title | Casinha de boneca: Material didático para criação de animações em stop motion dentro de sala de aula. | pt_BR |
dc.title.alternative | Dollhouse: Didactic material for creating stop motion animations in the classroom. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Fonseca, Fábio | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4450453554832020 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Machado, Fábio Purper | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2783105021952953 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Arslan, Luciana Mourão | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5399813319581612 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Vaz, Tamiris | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5063876645938107 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/3856599691126264 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo apresentar um material didático para ser utilizado em sala de aula visando a criação de animações em stop motion a partir de uma casinha de boneca e cartilhas que funcionam como ferramentas para aproximação do ensino. Além disso, a proposta inclui a utilização de conteúdos transversais, como o uso de materiais recicláveis e reutilizáveis, a criação de personagens e a integração de conceitos de Ciências e Meio Ambiente, bem como de Literatura e outras matérias que servem para enriquecer o aprendizado, como apontado na BNCC (Base Nacional Comum Curricular). O procedimento realizado aponta que a criação de animações em stop motion é uma atividade que envolve diversos processos criativos, como roteiro, cenário, personagens, trilha sonora e edição de vídeo. Buscando o lúdico e o uso de brinquedos, a casinha de boneca é capaz de despertar a imaginação e a criatividade dos alunos, incentivando a participação ativa no processo de aprendizagem, dessa forma os alunos são capazes de relacionar os conhecimentos adquiridos em Artes Visuais com outras áreas do conhecimento, enriquecendo seu aprendizado e ampliando sua visão de mundo. Por fim, a cartilha desenvolvida para auxiliar professores e alunos contém informações sobre a história do stop motion, o processo de criação de animações, sugestões de conteúdos transversais a serem abordados e exemplos de atividades para serem realizadas em sala de aula. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Artes Visuais | pt_BR |
dc.sizeorduration | 130 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 137671752 | - |
Appears in Collections: | TCC - Artes Visuais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CasinhaDeBonecaMaterial.pdf | TCC | 18.43 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License