Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38182
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | A experimentação investigativa no ensino de cinética química |
Autor(es): | Santos, Jeffrey Costa dos |
Primeiro orientador: | Souza, Paulo Vitor Teodoro de |
Primeiro membro da banca: | Teixeira Junior, José Gonçalves |
Segundo membro da banca: | Rigue, Fernanda Monteiro |
Resumo: | O presente trabalho objetiva-se em analisar e desenvolver uma proposta de aula investigativa para o ensino de Cinética Química, no contexto da educação básica. Para isso, foi elaborado uma aula experimental de cunho investigativo para os/as estudantes da 2ª série do ensino médio, sobre os fatores que influenciam a taxa de desenvolvimento de uma reação Química, a partir do experimento ‘relógio de iodo’. Na perspectiva da pesquisa-ação, desenvolvemos a aula em cinco turmas de uma escola pública Estadual, na cidade de Ituiutaba/MG. Percebemos que a proposta desenvolvida e apresentada é uma possibilidade para inserir os/as estudantes ativamente no processo de aprendizagem por meio de atividades contextualizadas capazes de fomentar seu conhecimento, no campo da Cinética Química. A pesquisa possibilitou tanto observar o cotidiano do/a docente na escola pública quanto a materialização da interação entre aluno-professor, aluno-aluno em uma aula experimental investigativa. |
Abstract: | This work aims to present a proposal for an investigative class for the teaching of Chemical Kinetics, in the context of Basic Education. For this, an experimental class of an investigative nature was designed for students in the 2nd year of high school, on the factors that influence the rate of development of a chemical reaction, based on the experiment 'iodine clock'. From the perspective of action-research, we developed the class in five classes of a state public school, in the city of Ituiutaba/MG. We realized that the proposal developed and presented is a possibility to actively insert students in the learning process through contextualized activities capable of fostering their knowledge about Chemical Kinetics. The research made it possible both to observe the daily life of public school teachers and to materialize the student-teacher, student-student interaction in an investigative experimental class. |
Palavras-chave: | Experimentação Experimentation Cinética química Chemical kinetics Aprendizagem significativa Meaningful learning Reação de iodo Iodine reaction |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | SANTOS, Jeffrey Costa dos. A experimentação investigativa no ensino de cinética química. 2023. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38182 |
Data de defesa: | 15-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química (Ituiutaba / Pontal) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ExperimentaçãoInvestigativaEnsino.pdf | 639.79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.