Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38182
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Jeffrey Costa dos-
dc.date.accessioned2023-06-27T15:22:40Z-
dc.date.available2023-06-27T15:22:40Z-
dc.date.issued2023-06-15-
dc.identifier.citationSANTOS, Jeffrey Costa dos. A experimentação investigativa no ensino de cinética química. 2023. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38182-
dc.description.abstractThis work aims to present a proposal for an investigative class for the teaching of Chemical Kinetics, in the context of Basic Education. For this, an experimental class of an investigative nature was designed for students in the 2nd year of high school, on the factors that influence the rate of development of a chemical reaction, based on the experiment 'iodine clock'. From the perspective of action-research, we developed the class in five classes of a state public school, in the city of Ituiutaba/MG. We realized that the proposal developed and presented is a possibility to actively insert students in the learning process through contextualized activities capable of fostering their knowledge about Chemical Kinetics. The research made it possible both to observe the daily life of public school teachers and to materialize the student-teacher, student-student interaction in an investigative experimental class.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectExperimentationpt_BR
dc.subjectCinética químicapt_BR
dc.subjectChemical kineticspt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectMeaningful learningpt_BR
dc.subjectReação de iodopt_BR
dc.subjectIodine reactionpt_BR
dc.titleA experimentação investigativa no ensino de cinética químicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Paulo Vitor Teodoro de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9812092792083903pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira Junior, José Gonçalves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8191381462412110pt_BR
dc.contributor.referee2Rigue, Fernanda Monteiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1520364228695308pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho objetiva-se em analisar e desenvolver uma proposta de aula investigativa para o ensino de Cinética Química, no contexto da educação básica. Para isso, foi elaborado uma aula experimental de cunho investigativo para os/as estudantes da 2ª série do ensino médio, sobre os fatores que influenciam a taxa de desenvolvimento de uma reação Química, a partir do experimento ‘relógio de iodo’. Na perspectiva da pesquisa-ação, desenvolvemos a aula em cinco turmas de uma escola pública Estadual, na cidade de Ituiutaba/MG. Percebemos que a proposta desenvolvida e apresentada é uma possibilidade para inserir os/as estudantes ativamente no processo de aprendizagem por meio de atividades contextualizadas capazes de fomentar seu conhecimento, no campo da Cinética Química. A pesquisa possibilitou tanto observar o cotidiano do/a docente na escola pública quanto a materialização da interação entre aluno-professor, aluno-aluno em uma aula experimental investigativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseQuímicapt_BR
dc.sizeorduration51pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Appears in Collections:TCC - Química (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ExperimentaçãoInvestigativaEnsino.pdf639.79 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.