Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38177
ORCID:  http://orcid.org/0009-0000-6454-4654
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Aplicação de Business Intelligence na produção de conteúdo em ativações de marcas
Título (s) alternativo (s): Application of Business Intelligence in the Production of Content in Brand Activations
Autor: Rodrigues, Larissa Castro
Primer orientador: Lopes, José Eduardo Ferreira
Primer miembro de la banca: Ferreira, Denílson Carrijo
Segundo miembro de la banca: Gandolfi, Peterson Elizandro
Tercer miembro de la banca: Penedo, Antônio Sérgio Torres
Resumen: O objetivo deste relato tecnológico é apresentar e descrever o processo de desenvolvimento e implementação de um ambiente de BI (Business Intelligence), com ênfase na construção de dashboards para content creators, que produzem conteúdo para redes sociais (Instagram e TikTok) em tempo real para ativações de marcas. Como situação problema, a necessidade dos content creators melhorarem a performance de suas ações, considerando a centralização de informação das duas plataformas e uma estrutura de dados que favoreça a alta performance de vídeos. Para isso, foi elaborado um levantamento dos dados fornecidos pelas plataformas, analisado o contexto do profissional e da intenção da marca nas ações de marketing e a partir disso definiu-se os indicadores necessários para que a solução cumpra seu papel. Como resultado, obteve-se redução no tempo estimado para coleta e análise dos dados e oportunidade de vantagem competitiva no mercado para o criador de conteúdo.
Abstract: The objective of this technological report is to present and describe the development and implementation process of a BI (Business Intelligence) environment, with emphasis on the construction of dashboards for content creators, who produce content for social networks (Instagram and TikTok) in real time to brand activations. As a problem, the need for content creators to improve the performance of their actions, considering the centralization of information on both platforms and a data structure that favors high performance of videos. For this, a survey of the data provided by the platforms was carried out, the context of the professional and the intention of the brand in the marketing actions were analyzed and from this, the necessary indicators were defined for the solution to fulfill its role. As a result, there was a reduction in the estimated time for data collection and analysis and an opportunity for a competitive advantage in the market for the content creator.
Palabras clave: Business intelligence
Business intelligence
Criadores de conteúdo
Content creators
Marketing digital
Digital marketing
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: RODRIGUES, Larissa Castro. Aplicação de Business Intelligence na produção de conteúdo em ativações de marcas. 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38177
Fecha de defensa: 22-jun-2023
Aparece en las colecciones:TCC - Gestão da Informação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AplicaçãoBusinessIntelligence.pdfAplicação de Business Intelligence na Produção de Conteúdo em Ativações de Marcas405.06 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons