Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38174
ORCID:  http://orcid.org/0009-0008-3442-1408
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Reflexões sociais da pandemia covid-19 na educação física escolar: Revisão de literatura
Título(s) alternativo(s): Social reflections of the covid-19 pandemic in school physical education: Literature review
Autor(es): Silva, Matheus Felipe Ferreira da
Primeiro orientador: Nicolino, Aline da Silva
Primeiro membro da banca: Palafox, Gabriel Humberto munoz
Segundo membro da banca: Amaral, Gislene Alves do
Resumo: O presente estudo tem como objetivo conhecer os efeitos produzidos pelo ensino remoto em docentes da Educação Física escolar, em virtude da pandemia da COVID-19. Para isso, recorreu-se a treze (13) periódicos de maior Qualis CAPES da área (A2 a B3 - Quadriênio 2013- 2016), que publicizam as perspectivas sociocultural e pedagógica, considerando os seguintes critérios para compor a amostra: artigos que tratam sobre as aulas remotas de Educação Física escolar no Brasil, desenvolvidas no Ensino Fundamental, entre o período de 2020 e 2022. O mapeamento, objetiva identificar a região, as condições de trabalho possibilitadas, os desafios, as estratégias utilizadas e as formas de resistências produzidas nas aulas pelas/os docentes, durante o período de ensino remoto. Para ampliar a busca, recorreu-sea plataforma de pesquisa do google acadêmico, em que artigos de outras áreas de conhecimento e reportagens, contribuíram para melhor compreender o contexto educacional. O estudo foi realizado a partir da abordagem qualitativa, valendo-se de pesquisa descritiva do tipo bibliográfica, partindo do pressuposto que há uma restrita produção sobre o tema na área da Educação Física. Os resultados mostram que o ensino remoto, em virtude do distanciamento social e fechamento das escolas, pode ter acarretado várias complicações para o processo de ensino-aprendizagem, no que se refere a mediação pedagógica e a relação entre professora/r e estudantes. Mostram, ainda, uma realidade em que a maioria dos poderes públicos não conseguiu reagir nem responder prontamente, ficando em vários casos, as iniciativas a cargo dos próprios docentes. Mostram, sobretudo, que as/os docentes buscaram por diferentes meios e estratégias de ensino, objetivando um melhor alcance e significado da corporeidade, em que essa prática tivesse significado para a/os aluna/os, a/os quais pudessem se desenvolver e fazer sentido em suas vidas e para as pessoas ao seu redor.
Palavras-chave: Educação Física escolar
Ensino Fundamental;
Ensino Remoto;
COVID-19
Área(s) do CNPq: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA, Matheus Felipe Ferreira da. Reflexões sociais da pandemia covid-19 na educação física escolar: Revisão de literatura. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38174
Data de defesa: 31-Mai-2023
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ReflexõesSociaisPandemia.pdfTCC417.98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.