Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38174
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Matheus Felipe Ferreira da | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-27T14:04:51Z | - |
dc.date.available | 2023-06-27T14:04:51Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-31 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Matheus Felipe Ferreira da. Reflexões sociais da pandemia covid-19 na educação física escolar: Revisão de literatura. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38174 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Física escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental; | pt_BR |
dc.subject | Ensino Remoto; | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
dc.title | Reflexões sociais da pandemia covid-19 na educação física escolar: Revisão de literatura | pt_BR |
dc.title.alternative | Social reflections of the covid-19 pandemic in school physical education: Literature review | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Nicolino, Aline da Silva | - |
dc.contributor.referee1 | Palafox, Gabriel Humberto munoz | - |
dc.contributor.referee2 | Amaral, Gislene Alves do | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo tem como objetivo conhecer os efeitos produzidos pelo ensino remoto em docentes da Educação Física escolar, em virtude da pandemia da COVID-19. Para isso, recorreu-se a treze (13) periódicos de maior Qualis CAPES da área (A2 a B3 - Quadriênio 2013- 2016), que publicizam as perspectivas sociocultural e pedagógica, considerando os seguintes critérios para compor a amostra: artigos que tratam sobre as aulas remotas de Educação Física escolar no Brasil, desenvolvidas no Ensino Fundamental, entre o período de 2020 e 2022. O mapeamento, objetiva identificar a região, as condições de trabalho possibilitadas, os desafios, as estratégias utilizadas e as formas de resistências produzidas nas aulas pelas/os docentes, durante o período de ensino remoto. Para ampliar a busca, recorreu-sea plataforma de pesquisa do google acadêmico, em que artigos de outras áreas de conhecimento e reportagens, contribuíram para melhor compreender o contexto educacional. O estudo foi realizado a partir da abordagem qualitativa, valendo-se de pesquisa descritiva do tipo bibliográfica, partindo do pressuposto que há uma restrita produção sobre o tema na área da Educação Física. Os resultados mostram que o ensino remoto, em virtude do distanciamento social e fechamento das escolas, pode ter acarretado várias complicações para o processo de ensino-aprendizagem, no que se refere a mediação pedagógica e a relação entre professora/r e estudantes. Mostram, ainda, uma realidade em que a maioria dos poderes públicos não conseguiu reagir nem responder prontamente, ficando em vários casos, as iniciativas a cargo dos próprios docentes. Mostram, sobretudo, que as/os docentes buscaram por diferentes meios e estratégias de ensino, objetivando um melhor alcance e significado da corporeidade, em que essa prática tivesse significado para a/os aluna/os, a/os quais pudessem se desenvolver e fazer sentido em suas vidas e para as pessoas ao seu redor. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Educação Física | pt_BR |
dc.sizeorduration | 34 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 137670697 | - |
Appears in Collections: | TCC - Educação Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ReflexõesSociaisPandemia.pdf | TCC | 417.98 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.