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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38174
ORCID: | http://orcid.org/0009-0008-3442-1408 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Reflexões sociais da pandemia covid-19 na educação física escolar: Revisão de literatura |
Título (s) alternativo (s): | Social reflections of the covid-19 pandemic in school physical education: Literature review |
Autor: | Silva, Matheus Felipe Ferreira da |
Primer orientador: | Nicolino, Aline da Silva |
Primer miembro de la banca: | Palafox, Gabriel Humberto munoz |
Segundo miembro de la banca: | Amaral, Gislene Alves do |
Resumen: | O presente estudo tem como objetivo conhecer os efeitos produzidos pelo ensino remoto em docentes da Educação Física escolar, em virtude da pandemia da COVID-19. Para isso, recorreu-se a treze (13) periódicos de maior Qualis CAPES da área (A2 a B3 - Quadriênio 2013- 2016), que publicizam as perspectivas sociocultural e pedagógica, considerando os seguintes critérios para compor a amostra: artigos que tratam sobre as aulas remotas de Educação Física escolar no Brasil, desenvolvidas no Ensino Fundamental, entre o período de 2020 e 2022. O mapeamento, objetiva identificar a região, as condições de trabalho possibilitadas, os desafios, as estratégias utilizadas e as formas de resistências produzidas nas aulas pelas/os docentes, durante o período de ensino remoto. Para ampliar a busca, recorreu-sea plataforma de pesquisa do google acadêmico, em que artigos de outras áreas de conhecimento e reportagens, contribuíram para melhor compreender o contexto educacional. O estudo foi realizado a partir da abordagem qualitativa, valendo-se de pesquisa descritiva do tipo bibliográfica, partindo do pressuposto que há uma restrita produção sobre o tema na área da Educação Física. Os resultados mostram que o ensino remoto, em virtude do distanciamento social e fechamento das escolas, pode ter acarretado várias complicações para o processo de ensino-aprendizagem, no que se refere a mediação pedagógica e a relação entre professora/r e estudantes. Mostram, ainda, uma realidade em que a maioria dos poderes públicos não conseguiu reagir nem responder prontamente, ficando em vários casos, as iniciativas a cargo dos próprios docentes. Mostram, sobretudo, que as/os docentes buscaram por diferentes meios e estratégias de ensino, objetivando um melhor alcance e significado da corporeidade, em que essa prática tivesse significado para a/os aluna/os, a/os quais pudessem se desenvolver e fazer sentido em suas vidas e para as pessoas ao seu redor. |
Palabras clave: | Educação Física escolar Ensino Fundamental; Ensino Remoto; COVID-19 |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::OUTROS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | SILVA, Matheus Felipe Ferreira da. Reflexões sociais da pandemia covid-19 na educação física escolar: Revisão de literatura. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38174 |
Fecha de defensa: | 31-may-2023 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Educação Física |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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ReflexõesSociaisPandemia.pdf | TCC | 417.98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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