Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38161
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Métodos de ensino e aprendizagem de inglês: análises bibliométricas e cienciométricas de 2017-2021
Título(s) alternativo(s): English teaching and learning methods: bibliometric and scientometric analyzes from 2017-2021
Autor(es): Oliveira, Karoline Izabella de
Primeiro orientador: Esqueda, Marileide Dias
Primeiro membro da banca: Yamamoto, Márcio Yamamoto
Segundo membro da banca: Almeida, Sandra Aparecida Faria
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo reunir, analisar e mapear diversos trabalhos em nível de graduação e pós-graduação sobre a temática “pós-método no ensino de inglês”. O objetivo foi averiguar, nesses trabalhos, a existência ou não de um novo método de ensino de inglês após as teorizações de Kumaravadivelu (1994, 2001, 2003). Por meio de análise quantitativa e qualitativa, foram reunidos 138 trabalhos em nível de graduação e pós-graduação sobre o tema, coletados com base nas funcionalidades do software Publish or Perish, que permite a coleta direta na plataforma do Google Acadêmico, da empresa Google. As análises quantitativa e qualitativa foram implementadas a partir da bibliometria e da cienciometria para reunir as palavras-chave e os conteúdos desses trabalhos com base em um recorte temporal dos últimos cinco anos, ou seja, de 2017 a 2021. Os resultados mostraram a inexistência de um novo e infalível método de ensino e aprendizagem de inglês no corpus analisado.
Abstract: This research aimed at gathering, analyzing and mapping several undergraduate and graduate works on the theme “post-method in English teaching”. The objective was to verify the existence or not of a new method of teaching English after Kumaravadivelu’s (1994, 2001, 2003) theorizing. Through quantitative and qualitative analyses, 138 undergraduate and graduate papers on the subject were collected based on the functionalities of the Publish or Perish software, which allows direct collection from Google Scholar platform. The quantitative and qualitative analyses were implemented from bibliometrics and scientometrics to gather the keywords and the contents of these papers based on a time frame of the last five years, i.e., from 2017 to 2021. The results showed the inexistence of a new or infallible method for teaching and learning English in the analyzed corpus.
This research aimed at gathering, analyzing and mapping several undergraduate and graduate works on the theme “post-method in English teaching”. The objective was to verify the existence or not of a new method of teaching English after Kumaravadivelu’s (1994, 2001, 2003) theorizing. Through quantitative and qualitative analyses, 138 undergraduate and graduate papers on the subject were collected based on the functionalities of the Publish or Perish software, which allows direct collection from Google Scholar platform. The quantitative and qualitative analyses were implemented from bibliometrics and scientometrics to gather the keywords and the contents of these papers based on a time frame of the last five years, i.e., from 2017 to 2021. The results showed the inexistence of a new or infallible method for teaching and learning English in the analyzed corpus.
Palavras-chave: Métodos de ensino de inglês
Pós-método
Bibliometria
Cienciometria
Methods of teaching English
Post-method
Bibliometrics
Scientometrics
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Assunto: Linguística
Língua inglesa - Estudo e ensino (Superior)
Publisher (Programa de computador) - Bibliometria
Linguística de corpus
Língua inglesa - Técnicas e métodos de ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Administração
Referência: OLIVEIRA, Karoline Izabella de. Métodos de ensino e aprendizagem de inglês: análises bibliométricas e cienciométricas de 2017-2021. 2023. 82 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.201.77.
Identificador do documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.283
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38161
Data de defesa: 7-Jun-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MétodosEnsinoAprendizagem.pdfDissertação8.97 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.