Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38114
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Atributos químicos do solo, teores foliares de nutrientes e parâmetros produtivos de cafeeiros em função de fontes de fósforo
Autor(es): Nunes, João Henrique Caixeta
Primeiro orientador: Assis, Gleice Aparecida de
Primeiro membro da banca: Costa, Enio Tarso de Souza
Segundo membro da banca: Silva, Jordhanna Marilia
Resumo: A escolha da fonte de fósforo no sulco de plantio é de suma importância, pois o cafeeiro, por ser uma cultura perene e que permanece no campo por mais de 20 anos, exige um adequado equilíbrio nutricional, sendo o fósforo um macronutriente muito importante principalmente nas condições de solo do cerrado. No momento da implantação da lavoura, é fundamental utilizar adubos solúveis simultaneamente com fontes pouco reativas, visando disponibilizar o nutriente ao longo da fase de formação do cafeeiro. Neste contexto, o objetivo com a realização deste trabalho foi avaliar os atributos químicos do solo, os teores foliares de nutrientes e parâmetros produtivos do cafeeiro em função de fontes de fósforo aplicadas no sulco de plantio. O experimento foi instalado em novembro de 2018 na Fazenda Atalho, Monte Carmelo-MG, com a cultivar Mundo Novo, implantada com espaçamento de 3,80 m entre linhas e 0,7 m entre plantas, utilizando-se irrigação por gotejamento. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, com seis blocos e oito tratamentos com aplicação de 200 kg ha-1 de P2O5: Fonte Comercial T (28% de P2O5), Organomineral I (16% de P2O5), Fosfato Monoamônico (MAP – 54% de P2O5), Superfosfato Simples (17% de P2O5), Fosfato natural (29% de P2O5), Organomineral II (18% de P2O5), Fonte Comercial P (27% de P2O5) e Termofosfato Magnesiano (17,5% de P2O5). Foram avaliados parâmetros nutricionais (análise de solo em agosto de 2021 e de folha em dezembro de 2021) e características produtivas e sensoriais do café referente à colheita do ano de 2021 (análise de maturação, produtividade, peneira e pontuação da bebida pela metodologia SCA). As fontes de adubo fosfatado não influenciaram os parâmetros produtivos e a qualidade de bebida do café, exceto para percentual de grãos na categoria chato médio, sendo observadas as maiores porcentagens nos tratamentos Organomineral I, Superfosfato Simples, Fonte Comercial P e Termofosfato Magnesiano. Para os atributos químicos de solo, verificou-se diferenças entre as fontes de adubo para as características matéria orgânica, capacidade de troca de cátions potencial, potássio, magnésio e manganês. Na análise foliar, as diferenças foram detectadas para o teor de fósforo, sendo as fontes Termofosfato Magnesiano, Fosfato Monoamônico, Superfosfato Simples e as Fontes Comerciais T e P com níveis superiores, representando um incremento de 0,24 g kg-1 em relação ao Organomineral I e II e Fosfato Natural.
Palavras-chave: adubo fosfatado
Coffea arabica L
Produtividade
Phosphate fertilizer
Productivity
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::FITOTECNIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: NUNES, João Henrique Caixeta. Atributos químicos do solo, teores foliares de nutrientes e parâmetros produtivos de cafeeiros em função de fontes de fósforo, Minas Gerais. 2023. 28 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38114
Data de defesa: 1-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Monte Carmelo)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AtributosQuímicosSolo.pdfTCC763.56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.