Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38072
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-1618-277X
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A influência da reputação corporativa para o desempenho das companhias brasileiras
Autor(es): Mendonça Neto, Paulo Alves
Primeiro orientador: Botinha, Reiner Alves
Resumo: O desempenho das companhias vai além de seus resultados econômico-financeiros, atualmente com o desenvolvimento de políticas sustentáveis as empresas de capital aberto são qualificadas através de índices ambientais, de reputação corporativa entre outros. Tais índices podem influenciar as decisões e preferências de stakeholders, de forma especial os consumidores. Com isso a presente pesquisa tem como objetivo avaliar a associação entre a reputação corporativa das empresas e o desempenho das companhias abertas brasileiras listadas na B3. Dessa forma para o desenvolvimento da pesquisa foram analisadas companhias que compõem a Bolsa de Valores Brasileira (B3) nos anos de 2017, 2018 e 2019 No total foram investigadas 86 empresas. Para poder fazer a mensuração dos resultados foram aplicados os testes de normalidade de Shapiro-Francia, a estatística descritiva dos dados e os testes de Wilcoxon Mann-Whitney. Como resultado, identificou-se que as companhias com a reputação corporativa possuem índice de liquidez corrente menor que as companhias não listadas no índice de reputação MERCO® o que pode representar uma menor capacidade de honrar suas dívidas de curto prazo, porém as companhias com o índice MERCO® apresentaram endividamento e índices de rentabilidade ROI e EBITDA maiores do que aquelas companhias não listadas nesse índice.
Palavras-chave: Reputação corporativa
ISE
Índice de desempenho
MERCO
Corporate reputation
Performance index
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MENDONÇA NETO, Paulo Alves. A influência da reputação corporativa para o desempenho das companhias abertas. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38072
Data de defesa: 20-Jan-2023
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
InfluênciaReputaçãoCorporativa.pdfTCC494.18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons