Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38072
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-1618-277X
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: A influência da reputação corporativa para o desempenho das companhias brasileiras
Autor: Mendonça Neto, Paulo Alves
Primer orientador: Botinha, Reiner Alves
Resumen: O desempenho das companhias vai além de seus resultados econômico-financeiros, atualmente com o desenvolvimento de políticas sustentáveis as empresas de capital aberto são qualificadas através de índices ambientais, de reputação corporativa entre outros. Tais índices podem influenciar as decisões e preferências de stakeholders, de forma especial os consumidores. Com isso a presente pesquisa tem como objetivo avaliar a associação entre a reputação corporativa das empresas e o desempenho das companhias abertas brasileiras listadas na B3. Dessa forma para o desenvolvimento da pesquisa foram analisadas companhias que compõem a Bolsa de Valores Brasileira (B3) nos anos de 2017, 2018 e 2019 No total foram investigadas 86 empresas. Para poder fazer a mensuração dos resultados foram aplicados os testes de normalidade de Shapiro-Francia, a estatística descritiva dos dados e os testes de Wilcoxon Mann-Whitney. Como resultado, identificou-se que as companhias com a reputação corporativa possuem índice de liquidez corrente menor que as companhias não listadas no índice de reputação MERCO® o que pode representar uma menor capacidade de honrar suas dívidas de curto prazo, porém as companhias com o índice MERCO® apresentaram endividamento e índices de rentabilidade ROI e EBITDA maiores do que aquelas companhias não listadas nesse índice.
Palabras clave: Reputação corporativa
ISE
Índice de desempenho
MERCO
Corporate reputation
Performance index
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: MENDONÇA NETO, Paulo Alves. A influência da reputação corporativa para o desempenho das companhias abertas. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38072
Fecha de defensa: 20-ene-2023
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Contábeis

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
InfluênciaReputaçãoCorporativa.pdfTCC494.18 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons