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Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: “Como no basquete e vôlei só 'servem' os altos, no futebol, só os machos”: experiências de um estudante gay durante a formação inicial em Educação Física
Título(s) alternativo(s): “As in basketball and volleyball only ‘serve’ the tall people, in football, only the machos”: experiences of a gay student during initial training in education physical
Autor(es): Santos, Rafael Silva dos
Primeiro orientador: Prado, Vagner Matias do
Primeiro membro da banca: Ferrari, Anderson
Segundo membro da banca: Campos, Vanessa Therezinha Bueno
Resumo: A Dissertação apresentada expõe como problemática uma inquietação por analisar experiências de um estudante gay durante a formação inicial em Educação Física. Insere-se na Linha de Pesquisa “Saberes e Práticas Educativas” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Concomitante, por intermédio de estudos iniciados no Grupo de Pesquisa Educação, Sexualidades e Performatividades (GPESP), o objetivo geral desta proposta é analisar experiências que um estudante gay, de um curso de graduação em Educação Física grau Bacharelado, de uma Instituição privada de Ensino Superior (IES) em um município de médio porte do interior do estado de Goiás, vivencia durante o processo de formação inicial. Para tal, optou-se por uma pesquisa qualitativa de campo, com caráter exploratório. Além disso, para a produção de dados, utilizamos como instrumentos um questionário com questões abertas e fechadas e uma entrevista narrativa. Já que, na perspectiva de buscar no campo, situações vividas para serem problematizadas, analisamos entrevistas narrativas, pois essas são um instrumento de pesquisa que explora não apenas falas soltas e isoladas, elas representam fatos que constroem uma história de vida, que ajudam a construir a identidade do sujeito e são a junção das experiências que contribuem para formular etapas vindouras de vivências. Consoante, por meio de questionários semiabertos, com perguntas objetivas e subjetivas e por uma entrevista semiestruturada, procuramos descrever relatos de vivências do estudante em relação ao objetivo geral formulado. Como principais resultados, tivemos que há violentamentos dentro dos muros das Instituições de Ensino Superior, porém, a resistência pessoal, estratégia para enfrentamento da gayfobia e os sonhos de uma vida melhor foram impulsionadores para (re)existência. Ademais, enseja-se que este material alcance repercussões de leituras em níveis diversos, e que possa ser um direcionamento para a problematização conceitual de outros pesquisadores e pesquisadoras.
Abstract: The Dissertation presented exposes as problematic a concern for analyzing experiences of a gay student during initial training in Physical Education. It is part of the Research Line “Educational Knowledge and Practices” of the Graduate Program in Education at the Federal University of Uberlândia. Concomitantly, through studies initiated in the Research Group Education, Sexualities and Performativities (GPESP), the general objective of this proposal is to analyze experiences that a gay student, from an undergraduate course in Physical Education, Bachelor's degree, from a private Education Institution Superior (IES) in a medium-sized city in the interior of the state of Goiás, experience during the initial training process. For this, we opted for a qualitative field research, with an exploratory character. In addition, for data production, we used a questionnaire with open and closed questions and a narrative interview as instruments. Since, in the perspective of searching in the field, situations experienced to be problematized, we analyzed narrative interviews, as these are a research instrument that explores not only loose and isolated speeches, they represent facts that build a life story, that help to build the identity of the subject and are the combination of experiences that contribute to formulate future stages of experiences. Accordingly, by means of semi-open questionnaires, with objective and subjective questions and a semi-structured interview, we tried to describe reports of the student's experiences in relation to the formulated general objective. As main results, we had no violence within the walls of Higher Education Institutions, however, personal resistance, strategy for coping with gayphobia and dreams of a better life were drivers for (re)existence. Furthermore, it is intended that this material reach repercussions of readings at different levels, and that it can be a direction for the conceptual problematization of other researchers.
Palavras-chave: Relações de gênero
Gender relations
Gayfobia
Gayphobia
Educação Física
Physical Education
Expressão de gênero
Gender expression
Sexualidade
Sexuality
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Assunto: Educação
Homossexualidade e educação
Educação física - Gênero e diversidade
Homofobia nas escolas
Esportes escolares - Gênero e diversidade
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: SANTOS, Rafael Silva. “Como no basquete e vôlei só ‘servem’ os altos, no futebol, só os machos”: experiências de um estudante gay durante a formação inicial em Educação Física. 2023. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.230.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.230
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37964
Data de defesa: 28-Abr-2023
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