Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37964
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Rafael Silva dos-
dc.date.accessioned2023-06-05T21:10:07Z-
dc.date.available2023-06-05T21:10:07Z-
dc.date.issued2023-04-28-
dc.identifier.citationSANTOS, Rafael Silva. “Como no basquete e vôlei só ‘servem’ os altos, no futebol, só os machos”: experiências de um estudante gay durante a formação inicial em Educação Física. 2023. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.230.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37964-
dc.description.abstractThe Dissertation presented exposes as problematic a concern for analyzing experiences of a gay student during initial training in Physical Education. It is part of the Research Line “Educational Knowledge and Practices” of the Graduate Program in Education at the Federal University of Uberlândia. Concomitantly, through studies initiated in the Research Group Education, Sexualities and Performativities (GPESP), the general objective of this proposal is to analyze experiences that a gay student, from an undergraduate course in Physical Education, Bachelor's degree, from a private Education Institution Superior (IES) in a medium-sized city in the interior of the state of Goiás, experience during the initial training process. For this, we opted for a qualitative field research, with an exploratory character. In addition, for data production, we used a questionnaire with open and closed questions and a narrative interview as instruments. Since, in the perspective of searching in the field, situations experienced to be problematized, we analyzed narrative interviews, as these are a research instrument that explores not only loose and isolated speeches, they represent facts that build a life story, that help to build the identity of the subject and are the combination of experiences that contribute to formulate future stages of experiences. Accordingly, by means of semi-open questionnaires, with objective and subjective questions and a semi-structured interview, we tried to describe reports of the student's experiences in relation to the formulated general objective. As main results, we had no violence within the walls of Higher Education Institutions, however, personal resistance, strategy for coping with gayphobia and dreams of a better life were drivers for (re)existence. Furthermore, it is intended that this material reach repercussions of readings at different levels, and that it can be a direction for the conceptual problematization of other researchers.pt_BR
dc.description.sponsorshipUNEC - Centro Universitário de Caratingapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRelações de gêneropt_BR
dc.subjectGender relationspt_BR
dc.subjectGayfobiapt_BR
dc.subjectGayphobiapt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectPhysical Educationpt_BR
dc.subjectExpressão de gêneropt_BR
dc.subjectGender expressionpt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectSexualitypt_BR
dc.title“Como no basquete e vôlei só 'servem' os altos, no futebol, só os machos”: experiências de um estudante gay durante a formação inicial em Educação Físicapt_BR
dc.title.alternative“As in basketball and volleyball only ‘serve’ the tall people, in football, only the machos”: experiences of a gay student during initial training in education physicalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Prado, Vagner Matias do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5401466231790767pt_BR
dc.contributor.referee1Ferrari, Anderson-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1349390714783997pt_BR
dc.contributor.referee2Campos, Vanessa Therezinha Bueno-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3108076655490154pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/3072112342514607pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA Dissertação apresentada expõe como problemática uma inquietação por analisar experiências de um estudante gay durante a formação inicial em Educação Física. Insere-se na Linha de Pesquisa “Saberes e Práticas Educativas” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Concomitante, por intermédio de estudos iniciados no Grupo de Pesquisa Educação, Sexualidades e Performatividades (GPESP), o objetivo geral desta proposta é analisar experiências que um estudante gay, de um curso de graduação em Educação Física grau Bacharelado, de uma Instituição privada de Ensino Superior (IES) em um município de médio porte do interior do estado de Goiás, vivencia durante o processo de formação inicial. Para tal, optou-se por uma pesquisa qualitativa de campo, com caráter exploratório. Além disso, para a produção de dados, utilizamos como instrumentos um questionário com questões abertas e fechadas e uma entrevista narrativa. Já que, na perspectiva de buscar no campo, situações vividas para serem problematizadas, analisamos entrevistas narrativas, pois essas são um instrumento de pesquisa que explora não apenas falas soltas e isoladas, elas representam fatos que constroem uma história de vida, que ajudam a construir a identidade do sujeito e são a junção das experiências que contribuem para formular etapas vindouras de vivências. Consoante, por meio de questionários semiabertos, com perguntas objetivas e subjetivas e por uma entrevista semiestruturada, procuramos descrever relatos de vivências do estudante em relação ao objetivo geral formulado. Como principais resultados, tivemos que há violentamentos dentro dos muros das Instituições de Ensino Superior, porém, a resistência pessoal, estratégia para enfrentamento da gayfobia e os sonhos de uma vida melhor foram impulsionadores para (re)existência. Ademais, enseja-se que este material alcance repercussões de leituras em níveis diversos, e que possa ser um direcionamento para a problematização conceitual de outros pesquisadores e pesquisadoras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration114pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.230pt_BR
dc.crossref.doibatchide698fb7c-dedf-46c4-bf4e-149e35d0c172-
dc.subject.autorizadoEducaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoHomossexualidade e educação-
dc.subject.autorizadoEducação física - Gênero e diversidade-
dc.subject.autorizadoHomofobia nas escolas-
dc.subject.autorizadoEsportes escolares - Gênero e diversidade-
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ComoNoBasquete.pdfDissertação2.47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.