Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37961
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-4035-6979
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Title: RPG como caminho: uma proposta de material didático digital para ensino de variação linguística regional
Alternate title (s): RPG as a path: a proposal for digital didactic material for teaching regional linguistic variation
Author: Araujo, Elizete Rodrigues de
First Advisor: Cristianini, Adriana Cristina
First member of the Committee: Santos, Irenilde Pereira dos
Second member of the Committee: Coelho, Maria do Socorro Vieira
Summary: Estudos apontam que o RPG (Role-Playing Game) tem se tornado uma eficiente ferramenta de ensino nas mais diversas áreas, sobretudo por envolver dois elementos tão valorizados pelos jovens, o fascínio pela ludicidade dos jogos e o protagonismo estudantil, uma vez que são os alunos os responsáveis pelo desenvolvimento de suas próprias narrativas interativas. Por essa razão, escolhemos esse hipergênero para o ensino de variação linguística, mais especificamente da variação regional, no aspecto semântico-lexical da língua, considerando a necessidade de abordar questões que, muitas vezes, causam estigmas e preconceito a alunos oriundos de determinadas regiões brasileiras, quando de sua mudança para outra região. Trata-se de uma pesquisa-ação de abordagem qualiquantativa. A motivação para este trabalho surgiu da necessidade que sentimos de oferecer ao professor aulas mais atrativas e interativas para o ensino de conteúdos, de modo que não estejam apenas focados na gramática tradicional e sim, voltados para a pluralidade de discursos, como prega a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento norteador da educação brasileira, que assume a perspectiva enunciativo-discursiva da linguagem. Ademais, o presente estudo justifica-se também pela importância dada aos multiletramentos e ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nesse mesmo documento, o que demonstra o alinhamento da pesquisa ao mundo conectado e interativo em que vivemos. Desta forma, a presente pesquisa tem por objetivo desenvolver uma proposta de Material Didático Digital (MDD) para o ensino de variação linguística regional de aspecto semântico-lexical por meio do RPG. Para isso, buscamos embasamento teórico em pesquisas sobre três eixos: (i) a variação linguística, nas perspectivas da Dialetologia, da Geolinguística e da Sociogeolinguística e, ainda, a importância do léxico na variação regional; (ii) o RPG e suas características de jogo e de hipergênero, bem como sua relação com os gêneros de sequências narrativas, priorizando a literatura de cordel, foco neste estudo, incluindo também o letramento literário; (iii) a pedagogia dos multiletramentos e a construção do material didático digital. Assim, nos pautamos em estudos de Bagno (2007); Coseriu (1979; 1982); Cristianini (2007); Encarnação (2010); Faraco (2008); Santos (2010); Huizinga (2019 [1938]); Ricon (2002); Bonini (2011); Morais (2019); Cavalcanti (2007); Cosson (2006); Dudeney, Hockly e Pegrum (2016); Rojo (2017); Rojo e Moura (2012); dentre outros. Os dados coletados evidenciaram que o RPG traz importantes contribuições para o trabalho com variação de aspecto semântico-lexical, além de contribuir para a minimização do preconceito linguístico. O produto deste estudo resultou em um protótipo de ensino navegável, nas versões aluno e professor, com a disponibilização do material utilizado nas oficinas.
Abstract: Studies point out that RPG (Role-Playing Game) has become an efficient teaching tool in the most diverse areas, mainly because it involves two elements so valued by young people, the fascination with the ludicity of games and student protagonism, since they are the students responsible for developing their own interactive narratives. For this reason, we chose this hypergenre for teaching linguistic variation, more specifically regional variation, in the semantic-lexical aspect of the language, considering the need to address issues that often cause stigma and prejudice to students from certain Brazilian regions. , when moving to another region. This is an action-research with a qualitative and quantitative approach. The motivation for this work arose from the need we felt to offer the teacher more attractive and interactive classes for teaching content, so that they are not just focused on traditional grammar, but are focused on the plurality of discourses, as preached by the National Base Common Curricular (BNCC), guiding document of Brazilian education, which assumes the enunciative-discursive perspective of language. Furthermore, the present study is also justified by the importance given to multiliteracies and the use of Digital Information and Communication Technologies (TDIC) in that same document, which demonstrates the alignment of the research with the connected and interactive world in which we live. Thus, this research aims to develop a proposal for Digital Didactic Material (MDD) for teaching regional linguistic variation with a semantic-lexical aspect through RPG. For this, we sought theoretical basis in research on three axes: (i) linguistic variation, from the perspectives of Dialectology, Geolinguistics and Sociogeolinguistics, and also the importance of the lexicon in regional variation; (ii) the RPG and its game and hypergenre characteristics, as well as its relationship with the genres of narrative sequences, prioritizing cordel literature, the focus of this study, also including literary literacy; (iii) the pedagogy of multiliteracies and the construction of digital didactic material. Thus, we are guided by studies by Bagno (2007); Sewed (1979; 1982); Christianini (2007); Encarnação (2010); Faraco (2008); Santos (2010); Huizinga (2019 [1938]); Ricon (2002); Bonini (2011); Morales (2019); Cavalcanti (2007); Cosson (2006); Dudeney, Hockly and Pegrum (2016); Red (2017); Rojo and Moura (2012); among others. The data collected showed that RPG brings important contributions to work with variation in the semantic-lexical aspect, in addition to contributing to the minimization of linguistic prejudice. The product of this study resulted in a navigable teaching prototype, in student and teacher versions, with the availability of the material used in the workshops.
Keywords: Língua Portuguesa
Portuguese Language
Variação Linguística
Linguistic Variation
Léxico
Lexicon
Ensino Fundamental
Elementary School
Multiletramentos
Multiliteracies
Jogos de RPG
RPG Games
Sociogeolinguística
Sociogeolinguistics
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Subject: Linguística
Análise linguística
Linguagem e línguas - Variação
Linguagem e cultura regional
Jogos de fantasia - Didática
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)
Quote: ARAUJO, Elizete Rodrigues de. RPG como caminho: uma proposta de material didático digital para ensino de variação linguística regional. 2023. 280 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.228.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.228
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37961
Date of defense: 30-Mar-2023
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

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