Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37801
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O psicólogo escolar e a demanda linguística na escolarização de alunos surdos
Título(s) alternativo(s): The school psychologist and the linguistic demand in the schooling of deaf students
Autor(es): Marques, Juliano
Primeiro orientador: Godoi, Eliamar
Primeiro membro da banca: Ávila, Maria Virgínia Dias de
Segundo membro da banca: Pacheco, Lucivânia Marques
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral delinear as competências do Psicólogo no contexto educacional frente à escolarização de pessoas surdas, buscando identificar as demandas mais frequentes que surgem no processo de escolarização desses estudantes. Especificamente, buscamos levantar as demandas identificadas à luz da Psicologia Escolar, tendo em vista as particularidades específicas dos alunos surdos, com ênfase nas necessidades linguísticas desses estudantes. A raridade de estudos envolvendo a atuação do psicólogo escolar no atendimento às demandas linguísticas dos estudantes surdos, justificou a pesquisa. A base metodológica que deu suporte à pesquisa foi desenvolvida à luz dos pressupostos teóricos de De Grande (2007), Denzin e Lincoln (2006), Gil (2008), e Minayo e Sanches (1993). A metodologia adotada no presente estudo fundamentou-se nos pressupostos da pesquisa bibliográfica, qualitativa e análise documental de aspectos legais, tais como, o Decreto 5.626/05, Lei 10.436/02, Lei 13.146/2015, Lei 14.191/2021, dentre outros. A pesquisa de natureza qualitativa que fundamenta a presente investigação está em consonância com os estudos de Bogdan e Biklen (1994) que consideram o ambiente natural como fonte direta dos dados e o pesquisador como instrumento-chave. Quanto ao quadro teórico-metodológico, o estudo foi circunscrito na revisão bibliográfica da temática de estudo, quais sejam, os textos referentes à atuação do psicólogo escolar frente à demanda de escolarização de pessoas surdas, em termos gerais, e às publicações dos Conselhos da classe de Psicólogos. A fim de buscar suporte à temática envolvida no presente estudo, trabalhos como os de Andrada (2005); Antunes (2008); Barbosa (2011); Dias, Patias e Abaiad (2014); Oliveira e Marinho-Araújo (2009); Patto (1981); Santos (2017); e Viana (2016), no âmbito da Psicologia Escolar. Já no contexto da escolarização dos surdos, as pesquisas de Bisol e Simioni (2008); Caroliny et al (2018); Dalcin (2009); De Oliveira et al (2018); Dos Santos et al (2020); e Pereira (2009), fundamentaram nossas discussões. A coleta de dados foi realizada a partir de uma transmissão ao vivo disponibilizada em domínio público na internet, em perfil de uma rede social. A live contou, entre outros participantes que acompanharam a transmissão em tempo real, com psicólogos que atuam no contexto escolar. Tendo em vista que o período pandêmico em função da Covid-19 seguida pelo isolamento social ocasionou uma série de atividades remotas com a utilização da tecnologia, o ambiente virtual se tornou ainda mais profícuo para a realização de pesquisas. Os resultados apontaram que são diversas as demandas dos estudantes surdos e que os psicólogos escolares têm conhecimento das competências necessárias para o atendimento a elas. Contudo, somente um participante da live afirmou ter desenvolvido uma proposta interventiva. Diante desse cenário, como fruto do presente estudo, apresentamos um esboço de proposta interventiva e um roteiro para atendimento ao estudante surdo e sua família, que poderão ser adaptados de acordo com a demanda identificada. Esperamos que o presente estudo contribua para a atuação do psicólogo escolar frente à demanda dos estudantes surdos, de maneira específica que dialogue com as necessidades linguísticas desses sujeitos. Os desafios inerentes à educação inclusiva assumem especial dimensão quando relacionados aos surdos.
Abstract: The general objective of this work was to outline the psychologist's competencies in the educational context regarding the schooling of deaf people, seeking to identify the most frequent demands that arise in the schooling process of these students. Specifically, we seek to raise the demands identified in the light of school psychology in view of the specific particularities of deaf students, with emphasis on the linguistic needs of these students. The rarity of studies involving the performance of the school psychologist in meeting the linguistic demands of deaf students justified the research. The methodological basis that supported the research was developed in light of the theoretical assumptions of De Grande (2007), Denzin and Lincoln (2006), Gil (2008), and Minayo and Sanches (1993). The methodology adopted in this study was based on the assumptions of bibliographical and qualitative research and document analysis of legal aspects, such as Decree 5626/05, Law 10436/02, Law 13146/2015, and Law 14191/2021, among others. The qualitative research that underlies the present investigation is in line with the studies by Bogdan and Biklen (1994), who consider the natural environment as a direct source of data and the researcher as a key instrument. As for the theoretical-methodological framework, the study was circumscribed in the bibliographic review of the study theme, namely, the texts referring to the performance of the school psychologist in the face of the demand for schooling of deaf people in general terms and the publications of the Class Councils of Psychologists. In order to seek support for the theme involved in the present study, works such as those by Andrada (2005), Antunes (2008), Barbosa (2011), Dias, Patias, and Abaiad (2014); Oliveira and Marinho-Arajo (2009); Patto (1981); Saints (2017); and Viana (2016) are included in the scope of school psychology. In the context of schooling for the deaf, the research by Bisol and Simioni (2008), Caroliny et al. (2018), Dalcin (2009), De Oliveira et al. (2018), Dos Santos et al. (2020), and Pereira (2009) grounded our discussions. Data collection was carried out from a live broadcast made available in the public domain on the internet, in a profile of a social network. The live show featured, among other participants who followed the real-time transmission, psychologists who work in the school context. Given that the pandemic period caused by COVID-19, followed by social isolation, resulted in a series of remote activities utilizing technology, the virtual environment has become even more beneficial for conducting research. The results showed that the demands of deaf students are diverse and that school psychologists are aware of the necessary skills to meet them. However, only one research participant claimed to have developed an interventional proposal. Given this scenario, as a result of the present study, we present an outline of an intervention proposal and a roadmap for assisting deaf students and their families, which can be adapted according to the identified demand. We hope that the present study will contribute to the work of the school psychologist in relation to the demands of deaf students in a specific way that dialogues with the linguistic needs of these subjects. The challenges inherent to inclusive education assume a special dimension when related to the deaf.
Palavras-chave: Competência
Competence
Psicologia Escolar
School Psychology
Escolarização
Schooling
Aluno Surdo
Deaf Student
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Assunto: Linguística
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Referência: MARQUES, Juliano. O psicólogo escolar e a demanda linguística na escolarização de alunos surdos. 2023. 126 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.8033
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.8033
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37801
Data de defesa: 28-Fev-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

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