Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37779
ORCID:  http://orcid.org/0009-0004-6982-6326
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Orientação profissional e adolescência: Uma revisão bibliográfica
Título (s) alternativo (s): Career guidance and adolescence: a literature review
Autor: Ferreira, Igor Martins
Primer orientador: Reis, Carmen Lucia
Primer miembro de la banca: Júnior, Sinésio Gomide
Segundo miembro de la banca: Preuhs, Suzanna Araújo
Resumen: Escolher uma profissão é uma das decisões mais importantes na adolescência. Nesse sentido, a orientação profissional pode ser entendida como um campo de atuação capaz de permitir a construção de sentidos profundos e amplos que envolvem o processo de tomada de decisão. Este estudo tem como objetivo apresentar os artigos científicos produzidos nos últimos cinco anos (2018 a 2022) no Brasil, sobre adolescência e o processo de escolha profissional publicados nas bases de dados, Capes, BSV, Index Psicologia, Lilacs, Pepsic, Scielo e Google Acadêmico. E, com isso: a) Identificar a concepção teórica sobre adolescência adotada nos artigos; b) Reconhecer as características dos adolescentes participantes das pesquisas; e c) Refletir sobre a concepção teórica dos programas de orientação profissional desenvolvidos para os adolescentes. Foram encontrados 54 artigos e, ao final, foram selecionados 4 artigos científicos que atenderam os critérios: 1) ter sido publicado entre 2022 até 2018, 2) ter como público-alvo adolescentes; 3) explorar a vivência prática de um processo de orientação profissional. A pesquisa bibliográfica demonstrou a existência significativa de estudos relacionados à temática orientação profissional e adolescência, entretanto, é fundamental a realização de trabalhos direcionados para compreensão do processo de escolha profissional para adolescentes LGBTQIAPN+.
Abstract: To choose a profession is one of the most important decisions in adolescence. In that regard, professional guidance can be understood as a field of action capable of allowing the construction of deep and broad meanings that involve the decision-making process. This study aims to present the scientific articles produced in the last five years (2018 to 2022) in Brazil, about adolescence and the professional choice process published in the databases, Capes, BSV, Index Psicologia, Lilacs, Pepsic, Scielo and Google Academic . And, with that: a) Identify the theoretical conception about adolescence adopted in the articles; b) Recognize the characteristics of the adolescents participating in the research; and c) Reflect on the theoretical conception of professional guidance programs held for adolescents. 54 articles were found and, in the end, 4 scientific articles were selected that met the criteria: 1) having been published between 2022 and 2018, 2) targeting adolescents; 3) explore the practical experience of a professional guidance process. A bibliographical research demonstrated the existence of significant studies related to professional thematic guidance and adolescence, however, it is essential to carry out work aimed at understanding the process of professional choice for LGBTQIAPN+ adolescents.
Palabras clave: Adolescência
Orientação profissional.
Escolha profissional
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: FERREIRA, Igor Martins. Orientação profissional e adolescência: Uma revisão bibliográfica. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37779
Fecha de defensa: 24-feb-2023
Aparece en las colecciones:TCC - Psicologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
OrientaçãoProfissionalAdolescência.pdfTrabalho de Conclusão de Curso345.64 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons