Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37768
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Livro de artista: criações e proposições de ensino
Título(s) alternativo(s): Artist's book: creations and teaching propositions
Autor(es): Barcelos, Lana Issa dos Santos
Primeiro orientador: Silva, Elsieni Coelho da
Primeiro membro da banca: Agreli, João Henrique Lod
Segundo membro da banca: Silva, Hélio Aparecido Lima
Resumo: A pesquisa intitulada “Livro de artista: criações e proposições de ensino”, tem como questão norteadora da investigação questionar: como mediar o processo de criação de livro de artista com alunos em sala de aula? O objetivo geral do estudo é traçar, comparativamente, metodologias de processos de criação de livros de artista, experimentados com crianças do quarto ano do ensino fundamental e pela professora- pesquisadora. E com o objetivo específico, descrever, reflexivamente, as diferentes práticas e metodologias a partir de três artistas de referência, Bruno Munari, Lygia Clark e Hélio de Lima. Em relação às questões metodológicas, esta pesquisa baseia-se no método fenomenológico, fundada na perspectiva de Merleau-Ponty (2018), por meio de uma abordagem qualitativa com ênfase nos estudos de Ludke e André (1986). Buscou-se, com este trabalho, contribuir com professores e professoras em sala de aula, apontando possibilidades para se trabalhar com a produção de livro de artista, pensando esse livro como obra de arte, objeto lúdico, ferramenta de aprendizagem ou como estratégia de ensino.
Abstract: The research entitled “Artist's book: creations and teaching propositions”, has as the guiding question of the investigation to question: how to mediate the process of creating an artist's book with my students in the classroom? The general objective of the study is to comparatively outline methodologies of creation processes of artist's books, experimented with children of the fourth year of elementary school and by the teacher- researcher. And with the specific objective, reflectively describe the different practices and methodologies from three reference artists, Bruno Munari, Lygia Clark and Hélio de Lima. Regarding methodological issues, this research is based on the phenomenological method, based on the perspective of Merleau-Ponty (2018), through a qualitative approach and with emphasis on the studies of Ludke and André (1986). This work sought to contribute to teachers in the classroom, pointing out possibilities for working with the production of an artist's book, thinking of this book as a work of art, a playful object, a learning tool or a teaching strategy.
Palavras-chave: Livro de artista
Processos de criação
Prática docente
Artist's book
Creation processes
Teaching practice
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Assunto: Artes
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)
Referência: BARCELOS, Lana Issa dos Santos. Livro de Artista: Criações e Proposições de ensino. 2023. 124 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia. 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.180
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.180
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37768
Data de defesa: 9-Mar-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LivroDeArtista.pdfDissertação7.37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.