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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37761
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Batista, Juliana Rizza Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-26T15:15:13Z | - |
dc.date.available | 2023-04-26T15:15:13Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-31 | - |
dc.identifier.citation | BATISTA, Juliana Rizza Ribeiro. O processo de escolarização das pessoas com deficiência no ensino superior: Em debate o ensino remoto. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37761 | - |
dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pessoas com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Ensino Remoto | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject | Equidade | pt_BR |
dc.title | O processo de escolarização das pessoas com deficiência no ensino superior: Em debate o ensino remoto | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Buiatti, Viviane Prado | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1434975072387499 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Vilma Aparecida de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1776641740982053 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Cardoso, Monica Rodrigues | - |
dc.contributor.referee2Lattes | lattes.cnpq.br/6621967291554577 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O ingresso e permanência de pessoas com deficiência no ensino superior é um direito fundamental que foi instaurado após diversas contextualizações históricas, sociais e legislativas que buscavam, e ainda buscam, estabelecer uma real equidade de acesso em diversos meios. A pandemia de COVID-19 trouxe muitas mudanças significativas como o ensino remoto, uma medida para a continuidade dos estudos nos diferentes níveis de ensino. Neste sentido, este trabalho buscou investigar os enfrentamentos das pessoas com deficiência no ensino superior durante o ensino remoto e, para atingir tal fim, foi realizada uma pesquisa online quantitativa e qualitativa com estudantes da Universidade Federal de Uberlândia que ingressaram por meio de cotas no período de 2018 até 2021. De acordo com a percepção destes estudantes, foi identificada a falta de tecnologias assistivas, o baixo desempenho acadêmico e a incompatibilidade com a didática dos professores. Com este estudo conclui-se haver uma necessidade de investimentos, por parte das instituições de ensino superior, na qualificação de seus professores, em equipamentos tecnológicos específicos e também na promoção de acessibilidade em diferentes âmbitos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Psicologia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 56 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::APRENDIZAGEM E DESEMPENHO ACADEMICOS | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 133860597 | - |
Appears in Collections: | TCC - Psicologia |
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