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dc.creatorBatista, Juliana Rizza Ribeiro-
dc.date.accessioned2023-04-26T15:15:13Z-
dc.date.available2023-04-26T15:15:13Z-
dc.date.issued2023-03-31-
dc.identifier.citationBATISTA, Juliana Rizza Ribeiro. O processo de escolarização das pessoas com deficiência no ensino superior: Em debate o ensino remoto. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37761-
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectEnsino Remotopt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectEquidadept_BR
dc.titleO processo de escolarização das pessoas com deficiência no ensino superior: Em debate o ensino remotopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Buiatti, Viviane Prado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1434975072387499pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Vilma Aparecida de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1776641740982053pt_BR
dc.contributor.referee2Cardoso, Monica Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteslattes.cnpq.br/6621967291554577pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO ingresso e permanência de pessoas com deficiência no ensino superior é um direito fundamental que foi instaurado após diversas contextualizações históricas, sociais e legislativas que buscavam, e ainda buscam, estabelecer uma real equidade de acesso em diversos meios. A pandemia de COVID-19 trouxe muitas mudanças significativas como o ensino remoto, uma medida para a continuidade dos estudos nos diferentes níveis de ensino. Neste sentido, este trabalho buscou investigar os enfrentamentos das pessoas com deficiência no ensino superior durante o ensino remoto e, para atingir tal fim, foi realizada uma pesquisa online quantitativa e qualitativa com estudantes da Universidade Federal de Uberlândia que ingressaram por meio de cotas no período de 2018 até 2021. De acordo com a percepção destes estudantes, foi identificada a falta de tecnologias assistivas, o baixo desempenho acadêmico e a incompatibilidade com a didática dos professores. Com este estudo conclui-se haver uma necessidade de investimentos, por parte das instituições de ensino superior, na qualificação de seus professores, em equipamentos tecnológicos específicos e também na promoção de acessibilidade em diferentes âmbitos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration56pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::APRENDIZAGEM E DESEMPENHO ACADEMICOSpt_BR
dc.orcid.putcode133860597-
Appears in Collections:TCC - Psicologia

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