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ORCID:  http://orcid.org/0009-0002-1361-8697
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O processo de escolarização das pessoas com deficiência no ensino superior: Em debate o ensino remoto
Autor(es): Batista, Juliana Rizza Ribeiro
Primeiro orientador: Buiatti, Viviane Prado
Primeiro membro da banca: Souza, Vilma Aparecida de
Segundo membro da banca: Cardoso, Monica Rodrigues
Resumo: O ingresso e permanência de pessoas com deficiência no ensino superior é um direito fundamental que foi instaurado após diversas contextualizações históricas, sociais e legislativas que buscavam, e ainda buscam, estabelecer uma real equidade de acesso em diversos meios. A pandemia de COVID-19 trouxe muitas mudanças significativas como o ensino remoto, uma medida para a continuidade dos estudos nos diferentes níveis de ensino. Neste sentido, este trabalho buscou investigar os enfrentamentos das pessoas com deficiência no ensino superior durante o ensino remoto e, para atingir tal fim, foi realizada uma pesquisa online quantitativa e qualitativa com estudantes da Universidade Federal de Uberlândia que ingressaram por meio de cotas no período de 2018 até 2021. De acordo com a percepção destes estudantes, foi identificada a falta de tecnologias assistivas, o baixo desempenho acadêmico e a incompatibilidade com a didática dos professores. Com este estudo conclui-se haver uma necessidade de investimentos, por parte das instituições de ensino superior, na qualificação de seus professores, em equipamentos tecnológicos específicos e também na promoção de acessibilidade em diferentes âmbitos.
Palavras-chave: Pessoas com deficiência
Ensino Remoto
Ensino Superior
Equidade
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::APRENDIZAGEM E DESEMPENHO ACADEMICOS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: BATISTA, Juliana Rizza Ribeiro. O processo de escolarização das pessoas com deficiência no ensino superior: Em debate o ensino remoto. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37761
Data de defesa: 31-Mar-2023
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