Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37761
ORCID: | http://orcid.org/0009-0002-1361-8697 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | O processo de escolarização das pessoas com deficiência no ensino superior: Em debate o ensino remoto |
Autor(es): | Batista, Juliana Rizza Ribeiro |
Primeiro orientador: | Buiatti, Viviane Prado |
Primeiro membro da banca: | Souza, Vilma Aparecida de |
Segundo membro da banca: | Cardoso, Monica Rodrigues |
Resumo: | O ingresso e permanência de pessoas com deficiência no ensino superior é um direito fundamental que foi instaurado após diversas contextualizações históricas, sociais e legislativas que buscavam, e ainda buscam, estabelecer uma real equidade de acesso em diversos meios. A pandemia de COVID-19 trouxe muitas mudanças significativas como o ensino remoto, uma medida para a continuidade dos estudos nos diferentes níveis de ensino. Neste sentido, este trabalho buscou investigar os enfrentamentos das pessoas com deficiência no ensino superior durante o ensino remoto e, para atingir tal fim, foi realizada uma pesquisa online quantitativa e qualitativa com estudantes da Universidade Federal de Uberlândia que ingressaram por meio de cotas no período de 2018 até 2021. De acordo com a percepção destes estudantes, foi identificada a falta de tecnologias assistivas, o baixo desempenho acadêmico e a incompatibilidade com a didática dos professores. Com este estudo conclui-se haver uma necessidade de investimentos, por parte das instituições de ensino superior, na qualificação de seus professores, em equipamentos tecnológicos específicos e também na promoção de acessibilidade em diferentes âmbitos. |
Palavras-chave: | Pessoas com deficiência Ensino Remoto Ensino Superior Equidade |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::APRENDIZAGEM E DESEMPENHO ACADEMICOS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | BATISTA, Juliana Rizza Ribeiro. O processo de escolarização das pessoas com deficiência no ensino superior: Em debate o ensino remoto. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37761 |
Data de defesa: | 31-Mar-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ProcessodeEscolarizaçãodasPessoas.pdf | TCC | 666.37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.