Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37737
ORCID:  http://orcid.org/0009-0009-0361-8707
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O Ensino de Ciências por meio de Elementos da Cultura Nerd nos Livros Didáticos
Título(s) alternativo(s): The use of Nerd Culture elements in Science schoolbooks
Autor(es): Felipe, Thalys
Primeiro orientador: Ustra, Sandro Rogério Vargas
Primeiro membro da banca: Ovigli, Daniel Fernando Bovolenta
Segundo membro da banca: Guimarães, Iara Vieira
Resumo: A dissertação que se segue foi desenvolvida na Universidade Federal de Uberlândia junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa “Educação em Ciências e Matemática” e teve como objetivo investigar a utilização de elementos da cultura Nerd em livros didáticos de Ciências dos Anos Finais do Ensino Fundamental, buscando compreender suas representações e finalidades didáticas. Os objetivos específicos consistiram em descrever os conteúdos e momentos de inserção de elementos da cultura Nerd, bem como categorizar e classificar tais referências de acordo com sua representação e função nos materiais didáticos. Nossa fundamentação teórica se fez a partir da cultura de consumo de Bauman e da perspectiva educativa defendida por Cortella, que aborda a utilização de elementos do universo cultural e social dos estudantes para propiciar o processo de ensino e aprendizagem. O percurso metodológico teve como base a pesquisa qualitativa, tendo como modalidade procedimental a investigação bibliográfica, considerando quatro coleções didáticas de Ciências dos Anos Finais do Ensino Fundamental, com maior quantidade de exemplares distribuídos no Brasil. Utilizamos a Hermenêutica de Profundidade (HP) para estruturar o percurso da investigação. A análise do material contou inicialmente com o isolamento de todos os elementos da cultura Nerd presentes nas coleções didáticas, posteriormente foram estabelecidas as categorias de análise, no caso as abordagens nas quais tais elementos se enquadravam: abordagem ilustrativa, abordagem contextualizada e abordagem reflexiva. As principais conclusões encontradas no estudo apontam que os elementos da cultura Nerd presentes nos livros de Ciências dos Anos Finais do Ensino Fundamental aparecem de forma esporádica, sendo caracterizados em grande parte dentro da abordagem ilustrativa, servindo como simples ilustração para questões e textos. Entendemos que estabelecer um olhar analítico a respeito da forma como tais objetos culturais são utilizados nos livros didáticos de Ciências, implica em considerar uma abordagem marcada por um viés lúdico e superficial. Os aspectos culturais são contemplados essencialmente de forma figurativa e, em raras ocasiões podem favorecer o desenvolvimento de uma visão científica e reflexiva dos estudantes. Nesse movimento, pensar as possibilidades e problematizações relativas à forma como são utilizados os elementos da cultura Nerd nos livros didáticos de Ciências, favorece o debate a respeito da utilização de produtos midiáticos presentes na realidade dos estudantes como subsídios em potencial para a produção de um processo educativo instigante e estimulante aos estudantes.
Abstract: The following dissertation was elaborated at the Federal University of Uberlândia in the Postgraduate Program in Education, in the Research Line "Science and Mathematics Education" and aimed to investigate the use of Nerd Culture elements in Science schoolbooks of the final years of Elementary School, seeking to understand their representations and didactic purposes.The specific objectives consisted of describing the contents and insertion moments of Nerd culture elements, as well as categorizing and classifying such references according to their representation and function in the didactic materials. Our theoretical background was based on Bauman's consumer culture and from the educational perspective defended by Cortella, which approaches the use of elements from the student's cultural and social universe to facilitate the teaching and learning process. The methodological approach is based on the qualitative study, with the bibliographic investigation as the procedural modality, with the bibliography being the target of our research, four didactic science collections from the final years of elementary school, with the largest number of copies distributed in Brazil. We used Dephth Hermeneutics (DH) to structure the investigation course. The material analysis was initially based on the isolation of all elements of the Nerd culture present in the didactic collections and in due course, the analysis categories were established, in this case, the approaches in which such elements fit: illustrative, contextualized, and reflective approaches. The main study conclusions indicate that Nerd culture elements present in the science books of the final years of elementary school, appear sporadically, being majority characterized within the illustrative approach, serving as a simple illustration for questions and texts. We understand that establishing an analytical look at how such cultural objects are used in science schoolbooks implies considering an approach marked by a playful and superficial bias. Cultural aspects are contemplated essentially in a figurative way and, on rare occasions, they can favor the development of a scientific and reflexive vision of the students. In this movement, thinking about the possibilities and problematizations related to the way in which elements of Nerd culture are used in Science textbooks, favors the debate regarding the use of media products present in the reality of students as potential subsidies for the production of a process thought-provoking and stimulating educational experience for students.
Palavras-chave: Cultura Nerd
Ensino de Ciências
Livros Didáticos
Ensino Fundamental
Nerd Culture
Science teaching
Texbooks
Elementary School
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: FELIPE, Thalys. O Ensino de Ciências por Meio de Elementos da Cultura Nerd nos Livros Didáticos. 2023. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.93
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.93
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37737
Data de defesa: 13-Fev-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EnsinoCiênciasElementos.pdfDissertação de Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Educação5.16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.