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ORCID:  http://orcid.org/0009-0008-1018-0929
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Título: Fomento à dança no Estado de São Paulo: análise dos projetos aprovados no ProAC - edital de produção de espetáculo inédito e temporada de dança no período 2016 - 2020.
Título(s) alternativo(s): Promotion of dance in the State of São Paulo: analysis of projects approved in ProAC - announcement for production of unprecedented show and dance season in the period 2016-2020
Autor(es): Defina, Renata Andréa Aquino
Primeiro orientador: Molina, Alexandre José
Primeiro membro da banca: Matos, Lúcia Helena Alfredi de
Segundo membro da banca: Ramos, Jarbas Siqueira
Resumo: Esta pesquisa de caráter documental, descritivo e explicativo teve como objetivo a análise das características dos projetos contemplados no Programa de Ação Cultural – ProAC – Concurso de Apoio a Projetos de Produção de Espetáculo Inédito e Temporada de Dança no Estado de São Paulo, no período de 2016 a 2020. Para tanto, foi feita uma solicitação dos projetos aprovados, junto à Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, via Lei de Acesso à Informação (Lei Federal n.º 12.527 de 2011), obtendo-se o conteúdo de 38 projetos aprovados no referido edital e período. A partir do Método Misto de Pesquisa, com coleta e análise de dados quantitativos e qualitativos em um único estudo (CRESWELL, 2007), a pesquisa levanta indicadores reais relacionados à produção de uma obra inédita de dança com fomento público no Estado de São Paulo, configurando um mapeamento da produção fomentada e também críticas a esse processo seletivo. A análise foi sistematizada a partir de categorias, como: formação do elenco, cidades da temporada, contrapartida, estimativa de público, cartas de anuência e comissão de análise. Os Editais ProAC, nessa modalidade e período, têm desempenhado um papel significativo na distribuição de incentivos, mas está aquém da demanda existente no Estado, não só geograficamente, mas também quanto à diversidade de formações e pluralidade de estilos de dança. Além disso, esta política cultural, cujo foco principal deveria ser a criação de um espetáculo inédito de dança, tem fomentado alta concorrência entre os artistas, que, no anseio pela aprovação, prometem uma vasta circulação da obra e, devido ao excesso de contrapartidas, são propositores de uma dinâmica de trabalho polivalente e precária. Alguns pesquisadores foram fundamentais para o tema em estudo, como: Antônio Albino Canelas Rubim, Inty Any Queiroz, Leda Maria Muhana Martinez Iannitelli, Lia Calabre, Liliana Segnini, Lúcia Helena Alfredi de Matos, dentre outros.
Abstract: This documental, descriptive, and explanatory research aimed to analyze the characteristics of the projects contemplated in the Cultural Action Program (ProAC) - a call for projects for original dance shows in São Paulo State, in the period of 2016 to 2020. To this end, a request was made for the approved projects, with the Secretariat of Culture and Creative Economy of the State of São Paulo, via the Access to Information Law (Federal Law No. 12,527 of 2011), obtaining the content of 38 projects approved in the period. Based on the Mixed Method Approach, with the collection and analysis of quantitative and qualitative data in a single study (CRESWELL, 2007), the research raises real indicators related to the production of original dance shows with public support in the State of São Paulo, configuring a mapping of the production promoted and criticisms to this selection process. The analysis was systematized based on categories, such as: cast formation, cities of the season, counterpart, audience estimation, letters of consent and evaluation commission. ProAC public calls for projects, in this modality and period, have played a significant role in the distribution of incentives, but it falls short of the existing demand in the State, not only geographically, but also in terms of diversity of formations and plurality of dance styles. In addition, this cultural policy, whose focus should be the creation of unprecedented dance shows, has fostered high competition among artists who, in their desire for approval, promise a wide circulation of the work and, due to the excess of counterparts, are proponents of a versatile and precarious work dynamic. Some researchers were fundamental to the subject under study, such as: Antônio Albino Canelas Rubim, Inty Any Queiroz, Leda Maria Muhana Martinez Iannitelli, Lia Calabre, Liliana Segnini and Lúcia Helena Alfredi de Matos, among others.
Palavras-chave: Edital ProAC
ProAC call for projects
Programa de Ação Cultural
Cultural Program
Fomento à Dança
financial support for dance
Políticas culturais
Cultural policies
Dança
Dance
Artes Cênicas
Performing arts
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
Referência: DEFINA, Renata Andréa Aquino. Fomento à dança no Estado de São Paulo: análise dos projetos aprovados no ProAC – edital de produção de espetáculo inédito e temporada de dança no período 2016-2020. 168 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.6015
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.6015
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37692
Data de defesa: 6-Mar-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas

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