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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorDefina, Renata Andréa Aquino-
dc.date.accessioned2023-04-11T18:43:35Z-
dc.date.available2023-04-11T18:43:35Z-
dc.date.issued2023-03-06-
dc.identifier.citationDEFINA, Renata Andréa Aquino. Fomento à dança no Estado de São Paulo: análise dos projetos aprovados no ProAC – edital de produção de espetáculo inédito e temporada de dança no período 2016-2020. 168 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.6015pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37692-
dc.description.abstractThis documental, descriptive, and explanatory research aimed to analyze the characteristics of the projects contemplated in the Cultural Action Program (ProAC) - a call for projects for original dance shows in São Paulo State, in the period of 2016 to 2020. To this end, a request was made for the approved projects, with the Secretariat of Culture and Creative Economy of the State of São Paulo, via the Access to Information Law (Federal Law No. 12,527 of 2011), obtaining the content of 38 projects approved in the period. Based on the Mixed Method Approach, with the collection and analysis of quantitative and qualitative data in a single study (CRESWELL, 2007), the research raises real indicators related to the production of original dance shows with public support in the State of São Paulo, configuring a mapping of the production promoted and criticisms to this selection process. The analysis was systematized based on categories, such as: cast formation, cities of the season, counterpart, audience estimation, letters of consent and evaluation commission. ProAC public calls for projects, in this modality and period, have played a significant role in the distribution of incentives, but it falls short of the existing demand in the State, not only geographically, but also in terms of diversity of formations and plurality of dance styles. In addition, this cultural policy, whose focus should be the creation of unprecedented dance shows, has fostered high competition among artists who, in their desire for approval, promise a wide circulation of the work and, due to the excess of counterparts, are proponents of a versatile and precarious work dynamic. Some researchers were fundamental to the subject under study, such as: Antônio Albino Canelas Rubim, Inty Any Queiroz, Leda Maria Muhana Martinez Iannitelli, Lia Calabre, Liliana Segnini and Lúcia Helena Alfredi de Matos, among others.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEdital ProACpt_BR
dc.subjectProAC call for projectspt_BR
dc.subjectPrograma de Ação Culturalpt_BR
dc.subjectCultural Programpt_BR
dc.subjectFomento à Dançapt_BR
dc.subjectfinancial support for dancept_BR
dc.subjectPolíticas culturaispt_BR
dc.subjectCultural policiespt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectDancept_BR
dc.subjectArtes Cênicaspt_BR
dc.subjectPerforming artspt_BR
dc.titleFomento à dança no Estado de São Paulo: análise dos projetos aprovados no ProAC - edital de produção de espetáculo inédito e temporada de dança no período 2016 - 2020.pt_BR
dc.title.alternativePromotion of dance in the State of São Paulo: analysis of projects approved in ProAC - announcement for production of unprecedented show and dance season in the period 2016-2020pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Molina, Alexandre José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8400058869882123pt_BR
dc.contributor.referee1Matos, Lúcia Helena Alfredi de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8146090051443533pt_BR
dc.contributor.referee2Ramos, Jarbas Siqueira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8633520438663625pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8019229455210015pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa de caráter documental, descritivo e explicativo teve como objetivo a análise das características dos projetos contemplados no Programa de Ação Cultural – ProAC – Concurso de Apoio a Projetos de Produção de Espetáculo Inédito e Temporada de Dança no Estado de São Paulo, no período de 2016 a 2020. Para tanto, foi feita uma solicitação dos projetos aprovados, junto à Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, via Lei de Acesso à Informação (Lei Federal n.º 12.527 de 2011), obtendo-se o conteúdo de 38 projetos aprovados no referido edital e período. A partir do Método Misto de Pesquisa, com coleta e análise de dados quantitativos e qualitativos em um único estudo (CRESWELL, 2007), a pesquisa levanta indicadores reais relacionados à produção de uma obra inédita de dança com fomento público no Estado de São Paulo, configurando um mapeamento da produção fomentada e também críticas a esse processo seletivo. A análise foi sistematizada a partir de categorias, como: formação do elenco, cidades da temporada, contrapartida, estimativa de público, cartas de anuência e comissão de análise. Os Editais ProAC, nessa modalidade e período, têm desempenhado um papel significativo na distribuição de incentivos, mas está aquém da demanda existente no Estado, não só geograficamente, mas também quanto à diversidade de formações e pluralidade de estilos de dança. Além disso, esta política cultural, cujo foco principal deveria ser a criação de um espetáculo inédito de dança, tem fomentado alta concorrência entre os artistas, que, no anseio pela aprovação, prometem uma vasta circulação da obra e, devido ao excesso de contrapartidas, são propositores de uma dinâmica de trabalho polivalente e precária. Alguns pesquisadores foram fundamentais para o tema em estudo, como: Antônio Albino Canelas Rubim, Inty Any Queiroz, Leda Maria Muhana Martinez Iannitelli, Lia Calabre, Liliana Segnini, Lúcia Helena Alfredi de Matos, dentre outros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.sizeorduration168pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.embargo.termsO acesso embargado dessa dissertação tem como fundamento legal o inciso III, Art. 8º da Portaria 312/2022. Concorrerei no EDITAL Nº 01/2023 - Editora da ANDA Seleção de Dissertações e Teses para Publicação em Formato Eletrônico Coleção Novas Pesquisas em Dança: Dissertações e Teses. A Associação Nacional dos Pesquisadores em Dança – ANDA, por meio da Editora da ANDA, torna pública seleção de dissertações e teses em formato E-BOOK no âmbito do seu Projeto Nacional de Incentivo à Publicação de Produções Científicas em Dança (ANDA, 2023), vinculadas à Coleção NOVAS PESQUISAS EM DANÇA. Para mais informações, acessar: https://portalanda.org.br/2023/02/edital-no-01-2023-editora-da-andaselecao-de-dissertacoes-e-teses-para-publicacao-emformato-eletronicocolecao-novas-pesquisas-em-danca-dissertacoes-e-teses/pt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.6015pt_BR
dc.orcid.putcode132944529-
dc.crossref.doibatchid46b3bfbe-2f5b-4e76-ad88-a6dbe7c34222-
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas

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