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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37607
ORCID: | http://orcid.org/0009-0007-9907-5254 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Mapeamento das produções sobre a educação do campo no contexto das políticas educacionais entre os anos de 2019 e 2022: dilemas e desafios |
Título(s) alternativo(s): | Mapping productions on rural education in the context of educational policies between 2019 and 2022: dilemmas and challenges |
Autor(es): | Miranda, Gilmara Soares de |
Primeiro orientador: | Nunes, Klívia de Cássia Silva |
Primeiro membro da banca: | Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza |
Segundo membro da banca: | Gonçalves, Glaucia Signorelli de Queiroz |
Resumo: | Este trabalho é resultado de um estudo bibliográfico que se propõe a refletir e situar o debate sobre as políticas educacionais contemporâneas para os filhos dos trabalhadores do campo. Objetiva-se analisar as produções acadêmicas dos anos de 2019 a 2022, de forma a elucidar as políticas educacionais pensada para a educação do campo no seu contexto histórico, evidenciando os desafios e dilemas da luta por educação no território rural. Como forma de provocar a reflexão, parte-se da seguinte questão: quais as principais políticas educacionais que foram implementadas ao longo do processo histórico de 2019 a 2022, que retrata os desafios e dilemas da educação do campo? Para responder à pergunta, tem-se como referência teórico-metodológica a pesquisa de revisão bibliográfica, realizada no portal do Google Acadêmico, como base de dados, a partir das seguintes categorias: Educação do Campo e Políticas Educacionais. Identificou-se, entre os anos de 2019 e 2022, aproximadamente 18.400 produções, destas, somente 6 (seis) artigos foram selecionados para este trabalho, levando em conta a delimitação do problema que subsidia esta pesquisa. Os resultados demonstram que as pesquisas precisam ainda avançar sobre as políticas educacionais para o campo, especialmente, nesses últimos anos de governo da extrema direita, no que diz respeito ao desmonte da educação pública em todas as áreas. Além disso, se faz necessário ampliar as discussões sobre a proposta para a educação pública no modus operandi do neoliberalismo, tem como base cortes de financiamento para educação e proposta educacional centrada na lógica privatista e da racionalidade técnica. |
Palavras-chave: | Educação do campo Políticas educacionais Revisão bibliográfica |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | MIRANDA, Gilmara Soares de. Mapeamento das produções sobre a educação do campo no contexto das políticas educacionais entre os anos de 2019 e 2022: dilemas e desafios. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37607 |
Data de defesa: | 30-Jan-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal) |
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