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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37607
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Miranda, Gilmara Soares de | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-27T13:12:33Z | - |
dc.date.available | 2023-03-27T13:12:33Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-30 | - |
dc.identifier.citation | MIRANDA, Gilmara Soares de. Mapeamento das produções sobre a educação do campo no contexto das políticas educacionais entre os anos de 2019 e 2022: dilemas e desafios. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37607 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Políticas educacionais | pt_BR |
dc.subject | Revisão bibliográfica | pt_BR |
dc.title | Mapeamento das produções sobre a educação do campo no contexto das políticas educacionais entre os anos de 2019 e 2022: dilemas e desafios | pt_BR |
dc.title.alternative | Mapping productions on rural education in the context of educational policies between 2019 and 2022: dilemmas and challenges | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Nunes, Klívia de Cássia Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9412398959184082 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6186135872782431 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Gonçalves, Glaucia Signorelli de Queiroz | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9108607797425296 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho é resultado de um estudo bibliográfico que se propõe a refletir e situar o debate sobre as políticas educacionais contemporâneas para os filhos dos trabalhadores do campo. Objetiva-se analisar as produções acadêmicas dos anos de 2019 a 2022, de forma a elucidar as políticas educacionais pensada para a educação do campo no seu contexto histórico, evidenciando os desafios e dilemas da luta por educação no território rural. Como forma de provocar a reflexão, parte-se da seguinte questão: quais as principais políticas educacionais que foram implementadas ao longo do processo histórico de 2019 a 2022, que retrata os desafios e dilemas da educação do campo? Para responder à pergunta, tem-se como referência teórico-metodológica a pesquisa de revisão bibliográfica, realizada no portal do Google Acadêmico, como base de dados, a partir das seguintes categorias: Educação do Campo e Políticas Educacionais. Identificou-se, entre os anos de 2019 e 2022, aproximadamente 18.400 produções, destas, somente 6 (seis) artigos foram selecionados para este trabalho, levando em conta a delimitação do problema que subsidia esta pesquisa. Os resultados demonstram que as pesquisas precisam ainda avançar sobre as políticas educacionais para o campo, especialmente, nesses últimos anos de governo da extrema direita, no que diz respeito ao desmonte da educação pública em todas as áreas. Além disso, se faz necessário ampliar as discussões sobre a proposta para a educação pública no modus operandi do neoliberalismo, tem como base cortes de financiamento para educação e proposta educacional centrada na lógica privatista e da racionalidade técnica. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 21 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 131727688 | - |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal) |
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