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dc.creatorMiranda, Gilmara Soares de-
dc.date.accessioned2023-03-27T13:12:33Z-
dc.date.available2023-03-27T13:12:33Z-
dc.date.issued2023-01-30-
dc.identifier.citationMIRANDA, Gilmara Soares de. Mapeamento das produções sobre a educação do campo no contexto das políticas educacionais entre os anos de 2019 e 2022: dilemas e desafios. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37607-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
dc.subjectRevisão bibliográficapt_BR
dc.titleMapeamento das produções sobre a educação do campo no contexto das políticas educacionais entre os anos de 2019 e 2022: dilemas e desafiospt_BR
dc.title.alternativeMapping productions on rural education in the context of educational policies between 2019 and 2022: dilemmas and challengespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Nunes, Klívia de Cássia Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9412398959184082pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6186135872782431pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, Glaucia Signorelli de Queiroz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9108607797425296pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é resultado de um estudo bibliográfico que se propõe a refletir e situar o debate sobre as políticas educacionais contemporâneas para os filhos dos trabalhadores do campo. Objetiva-se analisar as produções acadêmicas dos anos de 2019 a 2022, de forma a elucidar as políticas educacionais pensada para a educação do campo no seu contexto histórico, evidenciando os desafios e dilemas da luta por educação no território rural. Como forma de provocar a reflexão, parte-se da seguinte questão: quais as principais políticas educacionais que foram implementadas ao longo do processo histórico de 2019 a 2022, que retrata os desafios e dilemas da educação do campo? Para responder à pergunta, tem-se como referência teórico-metodológica a pesquisa de revisão bibliográfica, realizada no portal do Google Acadêmico, como base de dados, a partir das seguintes categorias: Educação do Campo e Políticas Educacionais. Identificou-se, entre os anos de 2019 e 2022, aproximadamente 18.400 produções, destas, somente 6 (seis) artigos foram selecionados para este trabalho, levando em conta a delimitação do problema que subsidia esta pesquisa. Os resultados demonstram que as pesquisas precisam ainda avançar sobre as políticas educacionais para o campo, especialmente, nesses últimos anos de governo da extrema direita, no que diz respeito ao desmonte da educação pública em todas as áreas. Além disso, se faz necessário ampliar as discussões sobre a proposta para a educação pública no modus operandi do neoliberalismo, tem como base cortes de financiamento para educação e proposta educacional centrada na lógica privatista e da racionalidade técnica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration21pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICASpt_BR
dc.orcid.putcode131727688-
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal)

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