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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37594
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-1019-7359 |
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Recordação e Interiorização do Conteúdo Musical |
Título(s) alternativo(s): | Remembrance and interiorization of musical content |
Autor(es): | Silva, Kaique Aparecido Gonçalves e |
Primeiro orientador: | Almeida Júnior, José Benedito de |
Primeiro membro da banca: | Almeida, Ivete Batista da Silva |
Segundo membro da banca: | Monteagudo, Ricardo |
Resumo: | Esta dissertação visa a analisar os fenômenos da interiorização (Innewerden) e recordação (Erinnerung) da música, tendo como referência, a obra de G.W. F. Hegel, com ênfase no segundo capítulo: A Música, que se encontra na obra Vorlesungen über die Ästhetik - Cursos de Estética. Nosso objetivo busca investigar como os conceitos recordação e interiorização podem explicar a realização da música, enquanto arte. Para tanto, como hipótese, questionamos se o conteúdo – Gehalt – estaria posto somente como ideia ou se ele seria também uma forma de acesso à consciência. Com efeito, nossa primeira hipótese checou as possibilidades que um conteúdo teórico musical tem para criar um acesso para uma recordação e um sentimento. Já nossa segunda hipótese se deparou com algumas barreiras que nos permitiu entender como o conteúdo – Inhalt – se apresenta ao movimento que realiza a interiorização. Concluímos, também, que a dialética da música pode nos explicar as diferenças entre o fenômeno da interiorização daquilo que se apresenta para a consciência, neste caso, a música como percepção dos sentidos. |
Abstract: | This dissertation aims to analyze the phenomena of interiorization (Innewerden) and memory (Erinnerung) of music, based on the texts of G.W. F. Hegel, particularly in the second chapter: The Music, which is in the text Vorlesungen über die Ästhetik - Aesthetics Courses. We aim to investigate how the concepts of memory and interiorization can explain the making of music as art. Therefore, as a hypothesis, we question whether the content – Gehalt – would be placed only as an idea or if it would also be a form of access to consciousness. Indeed, our first hypothesis checked the possibilities that theoretical musical content has to create access to a memory and a feeling. Our second hypothesis faced some barriers that allowed us to understand how the content – Inhalt – presents itself to the movement that performs the interiorization. We also conclude that the dialectic of music can explain the differences between the phenomenon of interiorization of what is presented to consciousness, in this case, music as the perception of the senses. |
Palavras-chave: | Aesthetics Estética Music Música Interiorization Interiorização Remembrance Recordação Hegel Hegel |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::HISTORIA DA FILOSOFIA |
Assunto: | Filosofia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Filosofia |
Referência: | SILVA, Kaique Aparecido Gonçalves e. Recordação e Interiorização do Conteúdo Musical 2023. 109 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.51 |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.51 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37594 |
Data de defesa: | 10-Mar-2023 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Filosofia |
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