Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37594
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-1019-7359
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Recordação e Interiorização do Conteúdo Musical
Título (s) alternativo (s): Remembrance and interiorization of musical content
Autor: Silva, Kaique Aparecido Gonçalves e
Primer orientador: Almeida Júnior, José Benedito de
Primer miembro de la banca: Almeida, Ivete Batista da Silva
Segundo miembro de la banca: Monteagudo, Ricardo
Resumen: Esta dissertação visa a analisar os fenômenos da interiorização (Innewerden) e recordação (Erinnerung) da música, tendo como referência, a obra de G.W. F. Hegel, com ênfase no segundo capítulo: A Música, que se encontra na obra Vorlesungen über die Ästhetik - Cursos de Estética. Nosso objetivo busca investigar como os conceitos recordação e interiorização podem explicar a realização da música, enquanto arte. Para tanto, como hipótese, questionamos se o conteúdo – Gehalt – estaria posto somente como ideia ou se ele seria também uma forma de acesso à consciência. Com efeito, nossa primeira hipótese checou as possibilidades que um conteúdo teórico musical tem para criar um acesso para uma recordação e um sentimento. Já nossa segunda hipótese se deparou com algumas barreiras que nos permitiu entender como o conteúdo – Inhalt – se apresenta ao movimento que realiza a interiorização. Concluímos, também, que a dialética da música pode nos explicar as diferenças entre o fenômeno da interiorização daquilo que se apresenta para a consciência, neste caso, a música como percepção dos sentidos.
Abstract: This dissertation aims to analyze the phenomena of interiorization (Innewerden) and memory (Erinnerung) of music, based on the texts of G.W. F. Hegel, particularly in the second chapter: The Music, which is in the text Vorlesungen über die Ästhetik - Aesthetics Courses. We aim to investigate how the concepts of memory and interiorization can explain the making of music as art. Therefore, as a hypothesis, we question whether the content – Gehalt – would be placed only as an idea or if it would also be a form of access to consciousness. Indeed, our first hypothesis checked the possibilities that theoretical musical content has to create access to a memory and a feeling. Our second hypothesis faced some barriers that allowed us to understand how the content – Inhalt – presents itself to the movement that performs the interiorization. We also conclude that the dialectic of music can explain the differences between the phenomenon of interiorization of what is presented to consciousness, in this case, music as the perception of the senses.
Palabras clave: Aesthetics
Estética
Music
Música
Interiorization
Interiorização
Remembrance
Recordação
Hegel
Hegel
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::HISTORIA DA FILOSOFIA
Tema: Filosofia
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Filosofia
Cita: SILVA, Kaique Aparecido Gonçalves e. Recordação e Interiorização do Conteúdo Musical 2023. 109 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.51
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.51
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37594
Fecha de defensa: 10-mar-2023
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Filosofia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
RecordaçãoEInteriorização.pdfDissertação963.56 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons