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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37568
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-6229-8410 |
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Controle de vibrações por sistema de atrito seco variável aplicado em cabos de pontes estaiadas |
Título(s) alternativo(s): | Vibration control by variable dry friction system applied to cables of cable-stayed bridges |
Autor(es): | Martins, Thiago César |
Primeiro orientador: | Vieira, Gregório Sandro |
Primeiro coorientador: | Gonçalves, Lauren Karoline de Sousa |
Primeiro membro da banca: | Lima, Antônio Marcos Gonçalves de |
Segundo membro da banca: | Soares, Renata Machado |
Resumo: | O presente trabalho estuda o mecanismo do atrito seco com variações para o controle de vibrações em cabos de pontes estaiadas. Para isto, o método dos elementos finitos foi utilizado para implementar o modelo do cabo e sua verificação pela teoria das cordas vibrantes. Na análise modal foram consideradas as cinco primeiras frequências naturais e a resposta em frequência do cabo foi analisada para a vibração livre e com o amortecimento proporcional obtido pelo método de Rayleigh. O método de Newmark com aceleração média constante foi utilizado para a integração numérica do sistema de equações diferenciais ordinárias não lineares e, quando necessária, foi utilizada a modificação pelo método de Newton-Raphson. Foram analisadas variações lineares, quadráticas e cúbicas do atrito seco em função do deslocamento, onde as características de cada uma e suas influências nas respostas foram detalhadas. Também foi realizada a análise do uso de dois amortecedores, observando a influência das transferências de energia mecânica para os modos superiores de vibração na sua eficiência. Através dos resultados numéricos pôde-se ilustrar a eficiência da variação linear da força de atrito em função do deslocamento e a importância de considerar as diferenças entre o amortecimento por atrito seco e seu amortecimento viscoso equivalente. |
Abstract: | The present work proposes to study the dry friction mechanism to control vibrations in cablestayed bridge cables. For this purpose, the finite element method was used to implement the cable model and its accuracy was obtained by applying the so-called vibrating string theory. In the modal analysis, the first five natural frequencies of the system under study were considered and the frequency response of the cable was analyzed for free vibration and with the proportional damping obtained by the Rayleigh method. Newmark’s method with average acceleration was used for numerical integration of the nonlinear ordinary differential system and, when necessary, modified by Newton-Raphson’s method. Linear, quadratic and cubic variations of dry friction as a function of displacement were analyzed, where the characteristics of each one and their influence on the responses were detailed. The use of two dampers was also analyzed, observing the influence of mechanical energy transfers to higher vibration modes on their efficiency. Through the numerical results it was possible to illustrate the linear variation efficiency of the friction force as a displacement function and the importance of considering the differences between damping by dry friction and its equivalent viscous damping. |
Palavras-chave: | Ponte estaiada Estais Amortecimento Vibrações Atrito seco Dry friction Vibrations Damping Cable-stayed damper Stay cables |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ESTRUTURAS |
Assunto: | Engenharia civil |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil |
Referência: | MARTINS, Thiago César. Controle de vibrações por sistema de atrito seco variável aplicado em cabos de pontes estaiadas. 2023. 133 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.130 |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.130 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37568 |
Data de defesa: | 28-Fev-2023 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Engenharia Civil |
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