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dc.creatorMartins, Thiago César-
dc.date.accessioned2023-03-17T21:11:17Z-
dc.date.available2023-03-17T21:11:17Z-
dc.date.issued2023-02-28-
dc.identifier.citationMARTINS, Thiago César. Controle de vibrações por sistema de atrito seco variável aplicado em cabos de pontes estaiadas. 2023. 133 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.130pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37568-
dc.description.abstractThe present work proposes to study the dry friction mechanism to control vibrations in cablestayed bridge cables. For this purpose, the finite element method was used to implement the cable model and its accuracy was obtained by applying the so-called vibrating string theory. In the modal analysis, the first five natural frequencies of the system under study were considered and the frequency response of the cable was analyzed for free vibration and with the proportional damping obtained by the Rayleigh method. Newmark’s method with average acceleration was used for numerical integration of the nonlinear ordinary differential system and, when necessary, modified by Newton-Raphson’s method. Linear, quadratic and cubic variations of dry friction as a function of displacement were analyzed, where the characteristics of each one and their influence on the responses were detailed. The use of two dampers was also analyzed, observing the influence of mechanical energy transfers to higher vibration modes on their efficiency. Through the numerical results it was possible to illustrate the linear variation efficiency of the friction force as a displacement function and the importance of considering the differences between damping by dry friction and its equivalent viscous damping.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectPonte estaiadapt_BR
dc.subjectEstaispt_BR
dc.subjectAmortecimentopt_BR
dc.subjectVibraçõespt_BR
dc.subjectAtrito secopt_BR
dc.subjectDry frictionpt_BR
dc.subjectVibrationspt_BR
dc.subjectDampingpt_BR
dc.subjectCable-stayed damperpt_BR
dc.subjectStay cablespt_BR
dc.titleControle de vibrações por sistema de atrito seco variável aplicado em cabos de pontes estaiadaspt_BR
dc.title.alternativeVibration control by variable dry friction system applied to cables of cable-stayed bridgespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Gonçalves, Lauren Karoline de Sousa-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7447850644499380pt_BR
dc.contributor.advisor1Vieira, Gregório Sandro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3178154173211778pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Antônio Marcos Gonçalves de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0632660969306570pt_BR
dc.contributor.referee2Soares, Renata Machado-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1938664529309726pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3136284340859978pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho estuda o mecanismo do atrito seco com variações para o controle de vibrações em cabos de pontes estaiadas. Para isto, o método dos elementos finitos foi utilizado para implementar o modelo do cabo e sua verificação pela teoria das cordas vibrantes. Na análise modal foram consideradas as cinco primeiras frequências naturais e a resposta em frequência do cabo foi analisada para a vibração livre e com o amortecimento proporcional obtido pelo método de Rayleigh. O método de Newmark com aceleração média constante foi utilizado para a integração numérica do sistema de equações diferenciais ordinárias não lineares e, quando necessária, foi utilizada a modificação pelo método de Newton-Raphson. Foram analisadas variações lineares, quadráticas e cúbicas do atrito seco em função do deslocamento, onde as características de cada uma e suas influências nas respostas foram detalhadas. Também foi realizada a análise do uso de dois amortecedores, observando a influência das transferências de energia mecânica para os modos superiores de vibração na sua eficiência. Através dos resultados numéricos pôde-se ilustrar a eficiência da variação linear da força de atrito em função do deslocamento e a importância de considerar as diferenças entre o amortecimento por atrito seco e seu amortecimento viscoso equivalente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.sizeorduration133pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ESTRUTURASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.130pt_BR
dc.orcid.putcode131075074-
dc.crossref.doibatchid12e4aaaf-e831-4110-9b63-c714e933ab21-
dc.subject.autorizadoEngenharia civilpt_BR
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