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Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A pintura não figurativa poética contemporânea de Joan Mitchell sob o olhar de Deleuze e a lógica da sensação
Título(s) alternativo(s): Joan Mitchell's contemporary poetic non-figurative painting under Deleuze's view and the logic of sensation
Autor(es): Moreau, Talita da Silva
Primeiro orientador: Guido, Humberto Aparecido de Oliveira
Primeiro membro da banca: Araújo, Ana Carolina Gomes
Segundo membro da banca: Amitrano, Georgia Cristina
Terceiro membro da banca: Carvalho, Jairo Dias
Resumo: Joan Mitchell, artista contemporânea estadunidense, autora de centenas de pinturas e gravuras que resumem a seu modo a história da linguagem pictórica não figurativa. Sua obra tornou possível a pesquisa situada na linha no campo filosófico, nas intersecções da Arte e da Filosofia, trabalho analítico vinculado à linha de pesquisa História, Sociedade e Cultura. Durante a incursão no espaço estético do século XX, a presença de Gilles Deleuze e Félix Guattari foram imprescindíveis, sobretudo os escritos do primeiro, que deram a oportunidade de aprofundar as considerações sobre a autonomia da obra de arte na medida em que a criação artística abandona o paradigma clássico, centrado no cânone da beleza que lhe é correspondente e demasiadamente dependente da figuração, da representação. A pesquisa aproximou a arte de Joan Mitchell e a filosofia da diferença, aventou os possíveis que mostram-se libertos da representação. O que é visto, quando a figuração sai do espaço artístico? Podemos sintetizar o problema da pesquisa com essa pergunta, não há uma resposta pronta, definitiva; há a abertura-saída para tornar visíveis as forças das sensações. O objetivo do trabalho, que neste momento encontra-se provisoriamente como dissertação, foi perceber os perceptos e os afectos que captam o imperceptível disperso no plano de imanência, algo indiscernível e que pode-se abrir à lógica da sensação.
Abstract: Joan Mitchell, contemporary American artist, author of hundreds of paintings and engravings that summarize in her own way the history of non-figurative pictorial language. His work made possible line-based research in the philosophical field, at the intersections of Art and Philosophy, analytical work linked to the History, Society and Culture line of research. During the incursion into the aesthetic space of the 20th century, the presence of Gilles Deleuze and Félix Guattari was essential, especially the writings of the former, which provided the opportunity to deepen considerations on the autonomy of the work of art insofar as artistic creation abandons the classic paradigm, centered on the canon of beauty that corresponds to it and too dependent on figuration, on representation. The research approached the art of Joan Mitchell and the philosophy of difference, suggesting possibilities that are freed from representation. What is seen when figuration leaves the artistic space? We can summarize the research problem with this question, there is no ready, definitive answer; there is the opening-exit to make visible the forces of sensations. The objective of the work, which is now provisionally a dissertation, was to understand the percepts and affects that capture the imperceptible dispersed in the plane of immanence, something indiscernible and that can be opened to the logic of sensation.
Palavras-chave: Joan Mitchell
Pintura
Painting
Não figuração
No figuration
Lógica da sensação
Sensation logic
Figura
Figure
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Assunto: Filosofia
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Filosofia
Referência: MOREAU, Talita Gomes. A pintura não figurativa poética contemporânea de Joan Mitchell sob o olhar de Deleuze e a lógica da sensação. 2023. 105 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI : http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.608.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.608
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37564
Data de defesa: 2-Fev-2023
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