Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37564
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: A pintura não figurativa poética contemporânea de Joan Mitchell sob o olhar de Deleuze e a lógica da sensação
Alternate title (s): Joan Mitchell's contemporary poetic non-figurative painting under Deleuze's view and the logic of sensation
Author: Moreau, Talita da Silva
First Advisor: Guido, Humberto Aparecido de Oliveira
First member of the Committee: Araújo, Ana Carolina Gomes
Second member of the Committee: Amitrano, Georgia Cristina
Third member of the Committee: Carvalho, Jairo Dias
Summary: Joan Mitchell, artista contemporânea estadunidense, autora de centenas de pinturas e gravuras que resumem a seu modo a história da linguagem pictórica não figurativa. Sua obra tornou possível a pesquisa situada na linha no campo filosófico, nas intersecções da Arte e da Filosofia, trabalho analítico vinculado à linha de pesquisa História, Sociedade e Cultura. Durante a incursão no espaço estético do século XX, a presença de Gilles Deleuze e Félix Guattari foram imprescindíveis, sobretudo os escritos do primeiro, que deram a oportunidade de aprofundar as considerações sobre a autonomia da obra de arte na medida em que a criação artística abandona o paradigma clássico, centrado no cânone da beleza que lhe é correspondente e demasiadamente dependente da figuração, da representação. A pesquisa aproximou a arte de Joan Mitchell e a filosofia da diferença, aventou os possíveis que mostram-se libertos da representação. O que é visto, quando a figuração sai do espaço artístico? Podemos sintetizar o problema da pesquisa com essa pergunta, não há uma resposta pronta, definitiva; há a abertura-saída para tornar visíveis as forças das sensações. O objetivo do trabalho, que neste momento encontra-se provisoriamente como dissertação, foi perceber os perceptos e os afectos que captam o imperceptível disperso no plano de imanência, algo indiscernível e que pode-se abrir à lógica da sensação.
Abstract: Joan Mitchell, contemporary American artist, author of hundreds of paintings and engravings that summarize in her own way the history of non-figurative pictorial language. His work made possible line-based research in the philosophical field, at the intersections of Art and Philosophy, analytical work linked to the History, Society and Culture line of research. During the incursion into the aesthetic space of the 20th century, the presence of Gilles Deleuze and Félix Guattari was essential, especially the writings of the former, which provided the opportunity to deepen considerations on the autonomy of the work of art insofar as artistic creation abandons the classic paradigm, centered on the canon of beauty that corresponds to it and too dependent on figuration, on representation. The research approached the art of Joan Mitchell and the philosophy of difference, suggesting possibilities that are freed from representation. What is seen when figuration leaves the artistic space? We can summarize the research problem with this question, there is no ready, definitive answer; there is the opening-exit to make visible the forces of sensations. The objective of the work, which is now provisionally a dissertation, was to understand the percepts and affects that capture the imperceptible dispersed in the plane of immanence, something indiscernible and that can be opened to the logic of sensation.
Keywords: Joan Mitchell
Pintura
Painting
Não figuração
No figuration
Lógica da sensação
Sensation logic
Figura
Figure
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Subject: Filosofia
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Filosofia
Quote: MOREAU, Talita Gomes. A pintura não figurativa poética contemporânea de Joan Mitchell sob o olhar de Deleuze e a lógica da sensação. 2023. 105 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI : http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.608.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.608
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37564
Date of defense: 2-Feb-2023
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PinturaNãoFigurativa.pdfDissertação18.15 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons