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dc.creatorMoreau, Talita da Silva-
dc.date.accessioned2023-03-17T19:50:15Z-
dc.date.available2023-03-17T19:50:15Z-
dc.date.issued2023-02-02-
dc.identifier.citationMOREAU, Talita Gomes. A pintura não figurativa poética contemporânea de Joan Mitchell sob o olhar de Deleuze e a lógica da sensação. 2023. 105 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI : http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.608.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37564-
dc.description.abstractJoan Mitchell, contemporary American artist, author of hundreds of paintings and engravings that summarize in her own way the history of non-figurative pictorial language. His work made possible line-based research in the philosophical field, at the intersections of Art and Philosophy, analytical work linked to the History, Society and Culture line of research. During the incursion into the aesthetic space of the 20th century, the presence of Gilles Deleuze and Félix Guattari was essential, especially the writings of the former, which provided the opportunity to deepen considerations on the autonomy of the work of art insofar as artistic creation abandons the classic paradigm, centered on the canon of beauty that corresponds to it and too dependent on figuration, on representation. The research approached the art of Joan Mitchell and the philosophy of difference, suggesting possibilities that are freed from representation. What is seen when figuration leaves the artistic space? We can summarize the research problem with this question, there is no ready, definitive answer; there is the opening-exit to make visible the forces of sensations. The objective of the work, which is now provisionally a dissertation, was to understand the percepts and affects that capture the imperceptible dispersed in the plane of immanence, something indiscernible and that can be opened to the logic of sensation.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectJoan Mitchellpt_BR
dc.subjectPinturapt_BR
dc.subjectPaintingpt_BR
dc.subjectNão figuraçãopt_BR
dc.subjectNo figurationpt_BR
dc.subjectLógica da sensaçãopt_BR
dc.subjectSensation logicpt_BR
dc.subjectFigurapt_BR
dc.subjectFigurept_BR
dc.titleA pintura não figurativa poética contemporânea de Joan Mitchell sob o olhar de Deleuze e a lógica da sensaçãopt_BR
dc.title.alternativeJoan Mitchell's contemporary poetic non-figurative painting under Deleuze's view and the logic of sensationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Guido, Humberto Aparecido de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5469230303400786pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Ana Carolina Gomes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4645317145544661pt_BR
dc.contributor.referee2Amitrano, Georgia Cristina-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5268233265865191pt_BR
dc.contributor.referee3Carvalho, Jairo Dias-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3103998421117773pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1459710637776238pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoJoan Mitchell, artista contemporânea estadunidense, autora de centenas de pinturas e gravuras que resumem a seu modo a história da linguagem pictórica não figurativa. Sua obra tornou possível a pesquisa situada na linha no campo filosófico, nas intersecções da Arte e da Filosofia, trabalho analítico vinculado à linha de pesquisa História, Sociedade e Cultura. Durante a incursão no espaço estético do século XX, a presença de Gilles Deleuze e Félix Guattari foram imprescindíveis, sobretudo os escritos do primeiro, que deram a oportunidade de aprofundar as considerações sobre a autonomia da obra de arte na medida em que a criação artística abandona o paradigma clássico, centrado no cânone da beleza que lhe é correspondente e demasiadamente dependente da figuração, da representação. A pesquisa aproximou a arte de Joan Mitchell e a filosofia da diferença, aventou os possíveis que mostram-se libertos da representação. O que é visto, quando a figuração sai do espaço artístico? Podemos sintetizar o problema da pesquisa com essa pergunta, não há uma resposta pronta, definitiva; há a abertura-saída para tornar visíveis as forças das sensações. O objetivo do trabalho, que neste momento encontra-se provisoriamente como dissertação, foi perceber os perceptos e os afectos que captam o imperceptível disperso no plano de imanência, algo indiscernível e que pode-se abrir à lógica da sensação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Filosofiapt_BR
dc.sizeorduration105pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.608pt_BR
dc.crossref.doibatchid12e4aaaf-e831-4110-9b63-c714e933ab21-
dc.subject.autorizadoFilosofia-
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