Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37436
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-9703-4263 |
Tipo do documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
Término do embargo: | 2025-02-17 |
Título: | Irreverência, alegria e agressão: Luís Antonio Martinez Corrêa e o grupo Pão & Circo nos palcos do Teatro Brasileiro (1971-1976) |
Título(s) alternativo(s): | Irrévérence, joie et agressivité: Luís Antonio Martinez Corrêa et le groupe Pão & Circo sur les scènes du Théâtre Brésilien (1971-1976) |
Autor(es): | Silva, Cássia Abadia da |
Primeiro orientador: | Paranhos, Kátia Rodrigues |
Primeiro membro da banca: | Nosella, Berilo Luigi Deiró |
Segundo membro da banca: | Moraes, Cleodir da Conceição |
Terceiro membro da banca: | Avelar, Alexandre de Sá |
Quarto membro da banca: | Silva, Narciso Larangeira Telles da |
Resumo: | Considerado “um artista original” pela crítica, em 1987, o teatrólogo Luís Antonio Martinez Corrêa (1950-1987) dedicou boa parte de sua vida ao teatro. Não medindo esforços, atuou como dramaturgo, ator, diretor, tradutor e professor, deixando uma obra significativa e importante contribuição para a cena brasileira, entretanto, depois de trinta anos de sua morte, sua produção artística é pouco lembrada e/ou conhecida. A escrita pautada pelo diálogo entre História e Teatro desta tese tem o objetivo de revisitar a trajetória de Luís Antonio, entender o seu lugar ou “não-lugar” – como diria Michel de Certeau – na historiografia do teatro brasileiro, analisar sua produção teatral e, principalmente, sua atuação como diretor. Portanto, investiguei atentamente os processos criativos, a poética das cenas, as relações e parcerias estabelecidas e os modos de produção dos espetáculos do grupo Pão & Circo, cujas montagens aconteceram entre os anos 1971 e 1976. Para a análise, reúno diferentes materiais de pesquisa, de entrevistas a fotografias, os quais não apenas evidenciam a cena de Martinez, possibilitando reflexões, como também o teatro, a cultura e os embates políticos e sociais no Brasil, das décadas de 1960 e 1970. |
Abstract: | Considéré comme « un artiste original » par la critique en 1987, le théâtrologue, Luís Antonio Martinez Corrêa (1950-1987), il a dédié une bonne partie de sa vie en faveur du théâtre. Ne mesurant pas d’effort, il a agi en tant que scénographe, dramaturge, acteur, réalisateur, traducteur et professeur, laissant une ouvre significative et une contribution importante à la scène brésilienne, cependant, après trente ans de sa mort, sa production artistique est peu rappelée et/ou connue. L’écriture guidée par le dialogue entre Histoire et Théâtre de cette thèse vise à revisiter la trajectoire de Luís Antonio, comprendre son lieu ou « non-lieu » - comme dirait Michel de Certeau – dans l’historiographie du théâtre brésilien, analyser sa production théâtrale et principalement son actuation comme réalisateur. J’ai donc exploré attentivement les processus de création, la poétique des scènes, les relations et partenariats établis et les modes de production des spectacles du groupe Pao & Circo (Pain et Cirque), dont les productions se sont développées entre 1971 et 1976. Pour l’analyse, je rassemble différents matériaux de recherche, des interviews aux photographies – qui évidencient non seulement à la scène de Martinez, permettant des réflexions, mais aussi le théâtre, la culture et les conflits politiques et sociaux au Brésil, dans les décennies de 1960 et 1970. |
Palavras-chave: | História e Teatro Teatro Brasileiro diretor teatral Luís Antonio Martinez Corrêa grupo Pão & Circo Histoire et Théâtre Théâtre brésilien directeur de théâtre Groupe Pain & Cirque (Pão & Circo) |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Assunto: | História Corrêa, Luís Antonio Martinez, 1950-1987 - Crítica e interpretação Teatro brasileiro - História História e teatro |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em História |
Referência: | SILVA, Cássia Abadia da. Irreverência, alegria e agressão: Luís Antonio Martinez Corrêa e o grupo Pão & Circo nos palcos do teatro brasileiro (1971-1976). 2022. 394 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.581 |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.581 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37436 |
Data de defesa: | 5-Out-2022 |
Aparece nas coleções: | TESE - História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
IrreverênciaAlegriaAgressão.pdf Até 2025-02-17 | Tese | 28.24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons