Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37436
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Cássia Abadia da-
dc.date.accessioned2023-03-07T12:57:29Z-
dc.date.available2023-03-07T12:57:29Z-
dc.date.issued2022-10-05-
dc.identifier.citationSILVA, Cássia Abadia da. Irreverência, alegria e agressão: Luís Antonio Martinez Corrêa e o grupo Pão & Circo nos palcos do teatro brasileiro (1971-1976). 2022. 394 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.581pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37436-
dc.description.abstractConsidéré comme « un artiste original » par la critique en 1987, le théâtrologue, Luís Antonio Martinez Corrêa (1950-1987), il a dédié une bonne partie de sa vie en faveur du théâtre. Ne mesurant pas d’effort, il a agi en tant que scénographe, dramaturge, acteur, réalisateur, traducteur et professeur, laissant une ouvre significative et une contribution importante à la scène brésilienne, cependant, après trente ans de sa mort, sa production artistique est peu rappelée et/ou connue. L’écriture guidée par le dialogue entre Histoire et Théâtre de cette thèse vise à revisiter la trajectoire de Luís Antonio, comprendre son lieu ou « non-lieu » - comme dirait Michel de Certeau – dans l’historiographie du théâtre brésilien, analyser sa production théâtrale et principalement son actuation comme réalisateur. J’ai donc exploré attentivement les processus de création, la poétique des scènes, les relations et partenariats établis et les modes de production des spectacles du groupe Pao & Circo (Pain et Cirque), dont les productions se sont développées entre 1971 et 1976. Pour l’analyse, je rassemble différents matériaux de recherche, des interviews aux photographies – qui évidencient non seulement à la scène de Martinez, permettant des réflexions, mais aussi le théâtre, la culture et les conflits politiques et sociaux au Brésil, dans les décennies de 1960 et 1970.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectHistória e Teatropt_BR
dc.subjectTeatro Brasileiropt_BR
dc.subjectdiretor teatralpt_BR
dc.subjectLuís Antonio Martinez Corrêapt_BR
dc.subjectgrupo Pão & Circopt_BR
dc.subjectHistoire et Théâtrept_BR
dc.subjectThéâtre brésilienpt_BR
dc.subjectdirecteur de théâtrept_BR
dc.subjectGroupe Pain & Cirque (Pão & Circo)pt_BR
dc.titleIrreverência, alegria e agressão: Luís Antonio Martinez Corrêa e o grupo Pão & Circo nos palcos do Teatro Brasileiro (1971-1976)pt_BR
dc.title.alternativeIrrévérence, joie et agressivité: Luís Antonio Martinez Corrêa et le groupe Pão & Circo sur les scènes du Théâtre Brésilien (1971-1976)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Paranhos, Kátia Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5727089712546469pt_BR
dc.contributor.referee1Nosella, Berilo Luigi Deiró-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2696544764397266pt_BR
dc.contributor.referee2Moraes, Cleodir da Conceição-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8105990413339104pt_BR
dc.contributor.referee3Avelar, Alexandre de Sá-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2925117683866589pt_BR
dc.contributor.referee4Silva, Narciso Larangeira Telles da-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7159513683604358pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7914424389108493pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoConsiderado “um artista original” pela crítica, em 1987, o teatrólogo Luís Antonio Martinez Corrêa (1950-1987) dedicou boa parte de sua vida ao teatro. Não medindo esforços, atuou como dramaturgo, ator, diretor, tradutor e professor, deixando uma obra significativa e importante contribuição para a cena brasileira, entretanto, depois de trinta anos de sua morte, sua produção artística é pouco lembrada e/ou conhecida. A escrita pautada pelo diálogo entre História e Teatro desta tese tem o objetivo de revisitar a trajetória de Luís Antonio, entender o seu lugar ou “não-lugar” – como diria Michel de Certeau – na historiografia do teatro brasileiro, analisar sua produção teatral e, principalmente, sua atuação como diretor. Portanto, investiguei atentamente os processos criativos, a poética das cenas, as relações e parcerias estabelecidas e os modos de produção dos espetáculos do grupo Pão & Circo, cujas montagens aconteceram entre os anos 1971 e 1976. Para a análise, reúno diferentes materiais de pesquisa, de entrevistas a fotografias, os quais não apenas evidenciam a cena de Martinez, possibilitando reflexões, como também o teatro, a cultura e os embates políticos e sociais no Brasil, das décadas de 1960 e 1970.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.sizeorduration394pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.581pt_BR
dc.orcid.putcode130403420-
dc.crossref.doibatchidbce8a55e-d136-42fe-86b5-e19f1b67d5c6-
dc.subject.autorizadoHistóriapt_BR
dc.subject.autorizadoCorrêa, Luís Antonio Martinez, 1950-1987 - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoTeatro brasileiro - Históriapt_BR
dc.subject.autorizadoHistória e teatropt_BR
dc.description.embargo2025-02-17-
Appears in Collections:TESE - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IrreverênciaAlegriaAgressão.pdf
  Until 2025-02-17
Tese28.24 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons