Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37399
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A qualidade dos serviços na atenção primária no olhar dos usuários: um estudo de caso em Patrocínio/MG
Título(s) alternativo(s): The quality of service in primary care as seen by users: a case study in Patrocínio/MG
Autor(es): Reis, Pollyane Elias
Primeiro orientador: Moura, Gerusa Gonçalves
Primeiro membro da banca: Bonito, Rosuita Fratari
Segundo membro da banca: Bonati, Poliana Castro de Resende
Resumo: No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) assegurou a universalização do direito a serviços de saúde. Nesse desafio, a visão dos usuários é importante para avaliar a sua qualidade. Assim, o objetivo dessa pesquisa é conhecer a qualidade dos serviços de saúde oferecidos pelo SUS, em especial a Atenção Primária, em duas Unidades Básicas de Saúde no município de Patrocínio/MG, a partir do olhar dos seus usuários. A metodologia é caracterizada como exploratória descritiva, com abordagem quantitativa, realizada em Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Patrocínio/MG. Utilizou-se ferramentas avaliativas como o Instrumento de Avaliação Externa do Saúde Mais Perto de Você – Acesso e Qualidade, do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) Módulo III, com 128 participantes selecionados. A partir da análise dos dados coletados, notou-se que as UBS estudadas de Patrocínio são bem avaliadas por seus usuários, especialmente no que diz respeito a sua localização, horário de funcionamento e atendimento no geral, visto que normalmente o acolhimento à demanda espontânea é realizado pelos profissionais de saúde, resolvendo a necessidade imediata dos usuários. Um dos pontos negativos levantados pelos usuários nas UBS estudadas refere-se a forma de marcação de consulta, pois precisam acordar cedo para assegurar o atendimento, por meio de fichas distribuídas no dia. Outro ponto negativo destacado foi em relação à identificação do vínculo, responsabilização e coordenação do cuidado, onde os usuários apontaram o desinteresse, por parte da equipe de saúde, quanto à situação dos familiares, focando apenas no usuário atendido. Houve relatos sobre a falta de material ou equipamento, prejudicando o atendimento, como também, a necessidade de melhoria na infraestrutura física das UBS. Diante dos dados apresentados, revela-se a importância de que haja esforços para qualificar o acesso e aprimorar os serviços de saúde e sua dinâmica para atender as necessidades dos usuários; bem como fortalecer o vínculo desses profissionais com os usuários. Este estudo contemplou aspectos locais de gestão do SUS, sendo uma contribuição para o estudo da saúde de Patrocínio/MG, pois demonstrou um panorama da qualidade nos serviços prestados em duas Unidades de Saúde da Família (USF).
Abstract: In Brazil, the Unified Health System (SUS) has ensured the universalization of the right to health services. In this challenge, the users' view is important to evaluate its quality. Thus, the objective of this research is to know the quality of health services offered by SUS, especially Primary Care, in two Basic Health Units (UBS) in the municipality of Patrocínio/MG, from the perspective of its users. The methodology is characterized as exploratory descriptive, with a quantitative approach, carried out in Basic Health Units of Patrocínio/MG. We used evaluative tools such as the Instrument for External Evaluation of Health Closer to You - Access and Quality, of the National Program for Improvement of Primary Care Access and Quality (PMAQ-AB) Module III, with 128 selected participants. From the analysis of the data collected, it was noted that the studied UBS of Patrocínio are well evaluated by their users, especially regarding their location, opening hours and service in general, since normally the reception to spontaneous demand is performed by health professionals, solving the immediate need of users. One of the negative points raised by the users in the studied UBS refers to the way of scheduling appointments, since they need to wake up early to ensure the service, by means of forms distributed on the day. Another negative point highlighted was the identification of the link, accountability, and coordination of care, where users pointed out the lack of interest by the health team in the situation of family members, focusing only on the user being cared for. There were reports about the lack of material or equipment, hindering the service, as well as the need for improvement in the physical infrastructure of the UBS. Given the data presented, this reveals the importance of efforts to qualify the access and improve the health services and their dynamics to meet the users' needs; as well as to strengthen the bond of these professionals with the users. This study contemplated local aspects of SUS management, being a contribution to the study of health in Patrocínio/MG, as it demonstrated a panorama of quality in the services provided in two Family Health Units (USF).
Palavras-chave: sistema de saúde
qualidade
satisfação
usuário
avaliação
health system
quality
satisfaction
user
evaluation
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Assunto: Geografia médica
Sistema Único de Saúde (Brasil) - Patrocínio (MG)
Cuidados primários de saúde - Patrocínio (MG)
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (Mestrado Profissional)
Referência: REIS, Pollyane Elias. A qualidade dos serviços na atenção primária no olhar dos usuários: um estudo de caso em Patrocínio/MG. 2022. 122 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7007
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7007
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37399
Data de defesa: 7-Dez-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (Mestrado Profissional)

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