Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37389
Tipo do documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O PIBID enquanto legitimação das estratégias neoliberais na educação: a formação, o trabalho docente e o desmonte dos cursos na Universidade Estadual de Goiás (2012-2018)
Título(s) alternativo(s): PIBID as legitimation of neoliberal strategies in education: training, teaching work and the dismantling of courses at the State University of Goiás (2012-2018)
El PIBID como legitimación de las estrategias neoliberales en educación: formación, trabajo docente y desmantelamiento de cursos en la Universidad Estatal de Goiás (2012-2018)
Autor(es): Rezende, Paula Junqueira da Silva
Primeiro orientador: Lucena, Carlos Alberto
Segundo orientador: Lima, Antônio Bosco de
Primeiro membro da banca: Santos, Adriana Cristina Omena dos
Segundo membro da banca: França, Robson Luiz de
Terceiro membro da banca: Brettas, Anderson Clayton Ferreira
Quarto membro da banca: Mello, Fábio Manzano de
Resumo: Esta tese visa compreender a relação entre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e a Universidade Estadual de Goiás (UEG) na legitimação das estratégias neoliberais nos cursos de formação de professores desde 2012 até 2018, sobretudo no que tange à constituição de uma nova morfologia do trabalho docente e da formação do novo Homo economicus. Caracterizada como estudo de caso, está em consonância com o Grupo de Pesquisa Estado, Democracia e Educação (GPEDE) da Linha de Pesquisa Trabalho, Sociedade e Educação (LPTSE), do PPGED/FACED/UFU. Esta pesquisa se fundamenta na hipótese de que o Pibid, como instrumento do Estado neoliberal regulador e em favor da reestruturação sociometabólica do capital, para consolidar o Sistema Nacional de Formação de Professores, impulsiona a formação do capital humano pautada na exploração do trabalho docente e acentua a desterritorialização programada (desmonte) dos cursos de formação de professores da UEG. Organizado em seis seções, este trabalho realiza a análise crítica sobre Pibid no contexto das políticas educacionais neoliberais disseminadas no período de 2003 a 2016 no Brasil e na UEG durante a governabilidade do Partido dos Trabalhadores (PT), amplificadas após o impeachment de 2016 e a ascensão do conservadorismo em 2018. Destaca-se como a nova gestão pública do Estado, alinhada aos interesses das agências internacionais do capital e da classe burguesa – representada pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC) –, culminou na territorialização do Pibid na UEG e provocou processos educativos pautados em pedagogias de resultados e na superexploração do trabalho docente. A abordagem qualitativa e a metodologia de Bardin (2002) orientam a análise de conteúdo dos relatórios oficiais sobre o Pibid da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 2014 e Fundação Carlos Chagas no mesmo ano, além da realização do estado do conhecimento sobre o programa a partir das teses de doutorado produzidas de 2012 a 2018. O método de pesquisa é o Materialismo Histórico-Dialético (MHD), em que a centralidade na categoria “trabalho” se apresenta como eixo de compreensão da sociedade. Pela tradição teórico-metodológica, esta investigação revela os seguintes pares dialéticos: interiorização do ensino superior x interesses políticos da hegemonia; valorização da carreira docente x exploração do trabalho; formação em nível superior x alienação do tempo livre; produção de conhecimento x modelação do capital humano; metodologias inovadoras x recuo da metodologias dialéticas e emancipadoras; identificação com a profissionalidade docente x docência reificada; complemento de renda para a reprodução socioeconômica x subsunção ao uso coercitivo dos recursos financeiros; investimento nas licenciaturas x desterritorialização dos cursos tradicionais; ampliação de estratégias de acesso ao ensino superior x desantropomorfização da classe trabalhadora pela modalidade da EaD. A tese desmistifica o consenso sobre a aparência virtuosa, inovadora e redentora do Pibid na valorização da docência, ao revelar a essência do programa como ferramenta a serviço do capital que fomentou a programação de desterritorialidade dos cursos de formação docente na UEG. Tensionam-se, pois, o contexto político-econômico do tempo presente e a necessidade da educação emancipadora contra-hegemônica e capaz de produzir sociabilidades que primam pelo fim da desigualdade social e extinção da superexploração do ser humano, ao auxiliar na construção de um novo modo de produção.
Abstract: This thesis aims to understand the relationship between the Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation (PIBID, in Portuguese abbreviation) and the State University of Goiás (UEG) in the legitimation of neoliberal strategies in teacher training courses from 2012 to 2018, especially with regard to the constitution of a new morphology of teaching work and the formation of the new Homo economicus. Characterized as a case study, it is in accord with the State, Democracy and Education Research Group (GPEDE) of the Work, Society and Education Research Line (LPTSE), of the Postgraduate Program in Education of the Faculty of Education of the Federal University of Uberlândia (PPGED/FACED/UFU). This research is based on the hypothesis that Pibid, as an instrument of the neoliberal regulatory State and in favor of the socio-metabolic restructuring of capital, to consolidate the National System of Teacher Training, propels the formation of human capital based on the exploitation of teaching work and emphasizes the programmed deterritorialization (dismantling) of UEG teacher training courses. Organized in six sections, this work performs a critical analysis on Pibid in the context of neoliberal educational policies disseminated from 2003 to 2016 in Brazil and in UEG during the governability of Workers Party (PT), amplified after the impeachment of 2016 and the rise of conservatism in 2018. It stands out how the new public management of the State, aligned with the interests of international agencies of capital and the bourgeois class – represented by the Competitive Brazil Movement (MBC) –, culminated in the territorialization of Pibid in the UEG and provoked educational processes guided by pedagogies of results and the super-exploitation of teaching work. The qualitative approach and methodology of Bardin (2002) guide the content analysis of the official reports on the Pibid of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) in 2014 and Carlos Chagas Foundation in the same year, in addition to the achievement of the state of the knowledge about the program from doctoral theses produced from 2012 to 2018. The research method is Historical-Dialectical Materialism (MHD), in which the centrality of “work” category is presented as the axis of understanding of society. Through the theoretical-methodological tradition, this investigation reveals the following dialectical pairs: internalization of higher education x political interests of hegemony; valorization of the teaching career x exploitation of work; higher education x alienation of free time; knowledge production x human capital modeling; innovative methodologies x retreat from dialectical and emancipatory methodologies; identification with the teaching profession x reified teaching; income complement for socioeconomic reproduction x subsumption to the coercive use of financial resources; investment in degrees x deterritorialization of traditional courses; expansion of access strategies to higher education x deanthropomorphization of working class through the Distance Education (DE) modality. The thesis demystifies the consensus on the virtuous, innovative and redemptive appearance of Pibid in valuing teaching, revealing the essence of the program as a tool at the service of capital that fostered the programming of deterritoriality of teacher training courses at UEG. Therefore, the political-economic context of the present time and the need for a counter-hegemonic emancipatory education capable of producing sociabilities that strive for the end of social inequality and the extinction of super-exploitation of the human being are tensioned, by helping to build a new production mode.
Esta tesis tiene como objetivo entender la relación entre el Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia (PIBID, por sus siglas en portugués) y la Universidad Estadual de Goiás (UEG) en la legitimación de estrategias neoliberales en los cursos de formación de profesores entre 2012 y 2018, especialmente con relación a la constitución de una nueva morfología del trabajo docente y de la formación del nuevo Homo economicus. Caracterizada como estudio de caso, está en consonancia con el Grupo de Investigación Estado, Democracia y Educación (GPEDE) de la Línea de Investigación Trabajo, Sociedad y Educación (LPTSE) del Programa de Posgrado en Educación de la Facultad de Educación de la Universidad Federal de Uberlândia (PPGED/FACED/UFU). La Tesis se fundamenta en la hipótesis: el Pibid como instrumento del Estado neoliberal regulador y a favor de la reestructuración sociometabólica del capital, para consolidar el Sistema Nacional de Formación de Profesores, impulsa la formación del capital humano, pautada en la explotación del trabajo docente y acentúa la desterritorialización programada (desmantelamiento) de los recursos de formación de profesores de la UEG. Este trabajo, organizada en seis secciones, realiza el análisis crítico sobre el Pibid, en el contexto de las políticas institucionales neoliberales diseminadas en el período de 2003 a 2016, en Brasil y en la UEG, durante los gobiernos del Partido de los Trabajadores (PT), ampliadas tras el impeachment de 2016 y la ascensión conservadora en 2018. Destaca cómo la nueva gestión pública del Estado, alineada a los intereses de las agencias internacionales del capital y de la clase burguesa, representada por el Movimiento Brasil Competitivo (MBC), culminó en la territorialización del Pibid en la UEG y provocó procesos educativos pautados en pedagogías de resultados y en la superexplotación del trabajo docente. El abordaje cualitativo y la metodología de Bardin (2002) orientan el análisis de contenido de los informes oficiales sobre el Pibid de la Coordinación de Perfeccionamiento del Personal de Nivel Superior (CAPES) en 2014 y la Fundación Carlos Chagas ese mismo año, además de la realización del Estado del Conocimiento sobre el Programa a partir de las Tesis de Doctorado producidas entre 2012 y 2018. El método de investigación es el Materialismo Histórico Dialéctico (MHD), en que la centralidad en la categoría “trabajo” se presenta como eje de comprensión de la sociedad. En función de la tradición teórico-metodológica, la investigación revela los siguientes pares dialécticos: interiorización de la enseñanza superior vs. intereses políticos de la hegemonía; valorización de la carrera docente vs. explotación del trabajo; formación en nivel superior vs. alienación del tiempo libre; producción del conocimiento vs. modelado del capital humano; metodologías innovadoras vs. retroceso de las metodologías dialécticas y emancipadoras; identificación con la profesionalidad docente vs. docencia cosificada; complemento de renta para reproducción socioeconómica vs. sometimiento al uso coercitivo de los recursos financieros; inversión en las licenciaturas vs. desterritorialización de los cursos tradicionales; ampliación de estrategias de acceso a la enseñanza superior vs. desantropomorfización de la clase trabajadora por la modalidad de educación a distancia (EAD). La Tesis desmitifica el consenso cobre la apariencia virtuosa-innovadora-redentora del Pibid en la valorización de la docencia, al revelar la esencia del Programa como herramienta al servicio del capital que fomentó la programación de desterritorialidad de los cursos de formación docente en la UEG. Se tensionan, pues, el contexto político-económico del tiempo presente y la necesidad de la educación emancipadora contrahegémonica y capaz de producir sociabilidades que priman por el fin de la desigualdad social y la extinción de la superexplotación del ser humano y auxilie en la reconstrucción de un nuevo modo de producción.
Palavras-chave: Pibid
Formação de professores
Teacher training
Nova morfologia do trabalho docente
New morphology of teaching work
Desmonte das licenciaturas
Dismantling of degrees
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Assunto: Educação
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) - Goiás (GO)
Universidades e faculdades - Corpo docente - Goiás (GO)
Educação superior - Goiás (GO)
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: REZENDE, Paula Junqueira da Silva. O PIBID enquanto legitimação das estratégias neoliberais na educação: a formação, o trabalho docente e o desmonte dos cursos na Universidade Estadual de Goiás (2012-2018). 2023. 387 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.620.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.620
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37389
Data de defesa: 13-Jan-2023
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