Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37327
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Estudo do comportamento compulsivo de compra de universitários durante a pandemia
Autor(es): Alves, Letícia Marcelina
Primeiro orientador: Prado, Rejane Alexandrina Domingues Pereira do
Primeiro membro da banca: Freire, Denilson Aparecida Leite
Segundo membro da banca: Silva, Jussara Goulart
Resumo: No comportamento de compra do consumidor os fatores culturais, financeiros, sociais e psicológicos possuem o poder de interferir no posicionamento de aquisição de mercadorias. Dada a esta importância, o presente trabalho buscou através dos temas: Comportamento Compulsivo, Comportamento Compulsivo de Compra (ONIOMANIA) e Consumismo alcançar o objetivo de verificar se os universitários apresentaram perfil compulsivo de compra, no período de pandemia. Os métodos utilizados para esta análise foram Survey, com abordagem quantitativa, a uma amostragem não probabilística por conveniência (convenience). Os questionários foram aplicados no formato online a 72 alunos dos cursos de Administração, Engenharia de Produção e Ciências Contábeis. Também foi utilizado a escala de Richmond (Richmond Compulsive Buying Scale) a fim de medir o nível de compulsão dos estudantes. Porém, os resultados encontrados nesta pesquisa com a utilização dos métodos anteriores citados, não foram suficientes para afirmar que os universitários possuem perfil compulsivo de compra. Mesmo, que em alguns casos tenham sido apresentados traços inerentes a oniomania.
Abstract: In consumer buying behavior, cultural, financial, social and psychological factors have the power to interfere with the positioning of goods acquisition. Given this importance, the present work sought through the themes: Compulsive Behavior, Compulsive Buying Behavior (ONIOMANIA) and Consumerism to reach the objective of verifying whether university students presented a compulsive buying profile, in the pandemic period. The methods used for this analysis were Survey, with a quantitative approach, and non-probabilistic convenience sampling. The questionnaires were applied online to 72 students of Business Administration, Production Engineering and Accounting courses. The Richmond Compulsive Buying Scale was also used to measure the students' level of compulsion. However, the results found in this research using the aforementioned methods were not enough to state that university students have a compulsive buying profile. Even if, in some cases, traits inherent to oniomania have been presented.
Palavras-chave: Comportamento
Consumismo
Oniomania
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ALVES,Letícia Marcelina. Estudo do comportamento compulsivo de compra de universitários durante a pandemia. 2022. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) -- Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37327
Data de defesa: 18-Ago-2022
Aparece nas coleções:TCC - Administração (Ituiutaba / Pontal)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstudoComportamentoCompulsivo.pdfTCC868.5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.