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ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-6254-6875
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Semeando amefricanidade: políticas públicas de educação no campo e questões de raça e classe
Título (s) alternativo (s): SOWING AMERICANITY: Public Education Policies in the Countryside and Race and Class Issues
Autor: Carvalho, Joice Rocha
Primer orientador: Souza, Josy Dayanny Alves
Primer coorientador: Alves, Isadora de Souza
Primer miembro de la banca: Calixto, Flander de Almeida
Segundo miembro de la banca: Cintra, Soraia Veloso
Resumen: Esta pesquisa tem como tema as Políticas Públicas de Educação do campo, articulada às questões de raça e classe, com destaque para a importância dos saberes populares. Analisa o colonialismo como cerne das opressões e apresenta a questão social e a questão agrária como necessárias nas discussões a serem trabalhadas no Serviço Social de forma interseccional como ponte para a construção da Amefricanidade como uma lente ético-política para elaboração de narrativas e práticas antirracistas. As metodologias da pesquisa foram desenvolvidas pelos métodos bibliográfico, dialético e qualitativo. Os instrumentos de coleta de dados foram: entrevista semi estruturada, com o objetivo de compreender; e, diário de campo, com o objetivo de registrar minhas percepções referentes ao lócus e aos sujeitos da pesquisa. Foi observado e identificado a relevância da educação do campo articulado aos saberes populares e necessidade de potencialização dos estudos a partir das intersecções de campo, raça e classe para o Serviço Social, essa última enquanto campo de estudo que deve fortalecer a luta educacional e antirracista.
Abstract: This research has as its theme the Public Policies of Education in the countryside, signaling the issues of race, class and gender, presenting its importance for popular knowledge. It analyzes colonialism as the core of social oppression and presents the social question, and the agrarian question as necessary to be worked on in Social Work in an intersectional way, bridge to this construction, Amefricanity becomes an ethical-political lens to build anti-racist narratives. The research methodologies were developed by bibliographic, dialectic and qualitative methods. The data collection instruments were the semi-structured interview with the objective of understanding the research objectives with the speeches of the interlocutors. It was observed and identified the relevance of rural education for popular knowledge and to enhance the study of the intersections of rural areas, race, class and gender for Social Work as a category that should strengthen the educational and anti-racist struggle.
Palabras clave: Políticas públicas
Educação do Campo
Raça
Antirracista
Classe
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: CARVALHO, Joice Rocha. Semeando Amefricanidade: Políticas públicas de educação no campo e questões de raça e classe. 2022. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) -- Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37313
Fecha de defensa: 23-feb-2023
Aparece en las colecciones:TCC - Serviço Social (Ituiutaba / Pontal)

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